Siga os sinais da vida e evite a vida atrofiada

 

Carl G Jung. O inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.

 

 

Você precisa saber o que é uma vida atrofiada.

 

Nos dias atuais mais de  90% das pessoas vivem uma vida atrofiada. Neste texto vou te explicar como a vida fica atrofiada. Mas, primeiro você deve saber que a evolução espiritual leva à ampliação da consciência. O oposto da ampliação da consciência é a vida atrofiada. A vida atrofiada é a forma mais comum de autoboicote que existe.

 

Pessoas que sofrem de ansiedade generalizada, depressão, irritabilidade, insegurança, e muitas outras patologias precisam descobrir se na ORIGEM dos seus problemas está a vida atrofiada. Pessoas desmotivadas, “sem rumo”, desperdiçando sua vida com uma rotina medíocre também costumam viver uma vida atrofiada.

 

O primeiro passo para romper com esta situação profundamente negativa é entender o que ela é e como se transformar.

 

Observe estes dados:

  • a quantidade de depressivos está aumentando, apesar das pessoas terem melhores condições de vida.
  • as pessoas estão mais estressadas e ansiosas. Estão mais tensas, irritadas e insatisfeitas.

 

Por que pessoas com muito mais recursos alimentares, de saúde, moradia e educação estão vivendo com tantos problemas?

 

A verdade é que a melhor qualidade de vida tornou as pessoas mais fracas, apesar de serem “mais estudadas”.

 

O problema é que o conhecimento não se transformou em sabedoria. Na prática, as pessoas estão com muito MENOS preparo para lidar com as suas emoções e com as novas necessidades da vida moderna.

 

Por exemplo: hoje é mais fácil comprar algumas experiências. Ir à uma linda praia na Tailândia, por exemplo. Isto é legal! Mas, é uma distração. Pouco acrescenta à vida emocional da pessoa. Pouco trás de experiência VERDADEIRA, pois não se transforma em sabedoria.

 

Observe esta dupla: emoções (inteligência emocional) e sabedoria. Acrescente a ela um terceiro termo: sensibilidade.

 

Na sua vida, para ter muita satisfação, você tem que focar neste três vetores: inteligência emocional, sensibilidade e sabedoria.

 

Nada disso é comprado. Aliás, o excesso atrapalha todos os três. (Sobre o excesso, leia este importante texto: clique aqui)

 

 

Os perdedores de oportunidades desperdiçam o melhor da vida

 

Tenha em mente que você está DESPERDIÇANDO a maior fonte de satisfação da sua vida. É a fonte que brota de dentro para fora. A fonte que nasce no fundo do seu ser e que IRRADIA para fora.

 

O exemplo abaixo explica:

 

um rapaz vai à uma festa e se sente macho por ter beijado 15 mocinhas. A quantidade não reflete uma verdade: faltou sensibilidade. Por isto ele desperdiçou e abandonou.

 

A sensibilidade é um instrumento de seleção que separa (por exemplo) o ótimo beijo do beijo ruim ou médio.

 

Pelo menos um ou dois dos 15 beijos devem ter sido muito bons. O que você faz quando tem algo muito bom? Joga fora (deixa ir) ou mantém (preserva)? Este rapaz jogou fora os beijos bons, desperdiçou.

 

Porque ele desperdiçou o melhor?

 

Porque perdeu grande parte de sua sensibilidade. Desta forma, os beijos ficam iguais ou quase iguais. Todos os beijos tornam-se tão “fracos” que NÃO vale a pena lutar para preservar.

 

Concluindo:

 

  • o rapaz foi na festa, beijou e desperdiçou a experiência. Pois a experiência indica um CAMINHO que deve ser APROFUNDADO.

 

 

  • A vida fica atrofiada porque ela não se expande, não gera experiências DURADOURAS e nem sabedorias.

 

 

A importância da sensibilidade

 

A vida é composta de sinais. Eles aparecem para todos. Porém, somente quem desenvolveu a sensibilidade será capaz de PERCEBÊ-LOS e VALORIZÁ-LOS. Explicando: quanto mais sensibilidade mais fácil identificar os sinais.

 

Atenção: A VIDA É COMPOSTA DE SINAIS.

 

Um beijo especial indica que ali está uma “porta aberta”. Ou seja, é “um lugar” que vale a pena aprofundar o vínculo, criar algo que seja mais amplo. INTENSIFICAR!

 

O exemplo do beijo é banal, mas mostra com clareza o que a falta de sensibilidade é capaz de fazer na vida das pessoas.

 

Elas abandonam e desprezam o que brota de dentro de si mesmo e saem em busca de outras coisas que são externas. Estas outras coisas jamais serão capazes de SUBSTITUIR o que brota de dentro de si mesmo.

 

(Por favor, leia novamente o parágrafo acima)

 

A incapacidade de APROFUNDAR E INTENSIFICAR as experiências da vida é a grande causa do stress e da busca compulsiva por comprar novas experiências. É o maior culpado pela pouca inteligência emocional. Também é responsável pelo baixo nível de paz interior.

 

Cada vez que um sinal é abandonado, uma “porta se fecha”.

 

A pessoa deixa ir embora o que poderia gerar muita satisfação, sabedoria e intensidade. SOBRA o que é mais ou menos ou o que NÃO é o “caminho” da pessoa.

 

A vida fica ATROFIADA.

 

 

Sinais são conexões

 

Eu gosto do exemplo do rapaz que beija 15 garotas porque ele demonstra de modo simples o que são sinais e CONEXÃO.

 

O que torna um beijo melhor que o outro? O que torna uma pessoa especial? O que torna uma situação especial?

 

A CONEXÃO. O beijo despertou algo lá dentro. Este DESPERTAR gerou uma conexão que tornou tudo diferente. Lá dentro da pessoa algo foi tocado. Não sabemos o que é. Sabemos apenas que algo especial surgiu. Surgiu um sinal.

 

Você precisa desenvolver sua sensibilidade para perceber os sinais. Normalmente eles são sutis (são pequenos). Se não prestar atenção, se não perceber, eles VÃO EMBORA.

 

Tudo fica diferente quando existe a conexão. Existe vida “AUTÔNOMA” dentro de você. Você não controla. Você tem que aprender a caminhar junto.

 

Dica Importante:

guarde estes termos (conexão, sinal, despertar). Grande parte da sua evolução espiritual dependerá de você despertar (estimular, fazer conexão) com o que JÁ existe dentro de você.

 

Perigo:

se sua atenção está super direcionada para fora, você vai desprezar o que vem de dentro. Você desperdiçará as suas intuições, percepções sutis, novos interesses, pequenas lembranças, sensações de bem-estar, etc.

 

É muito importante você entender que em 99% das vezes os SINAIS DA VIDA são sutis, pequenos, momentâneos, fugazes. Razão pela qual é sua tarefa aprender a aproveitá-los. (Por exemplo, você deve aprender a esvaziar a mente.)

 

 

Aprenda a aquietar a mente para escutar os sinais que o espírito manda para a sua consciência. Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia

 

 

Para sair da vida atrofiada é necessário escolher o CAMINHO NOBRE

 

No Caminho Nobre é muito valorizado o que vem de DENTRO PARA FORA. São os sinais que devem DIRIGIR a vida da pessoa. Principalmente os sinais que vêm acompanhado de nobreza, bondade, justiça, etc.

 

Usando o exemplo do beijo: as pessoas se beijam. Se o beijo é especial é sinal de que aquele contato deve ser preservado. Deve significar: quero mais, quero te conhecer, quero dar intensidade à este vínculo que apenas começa. Ou seja, a experiência superficial do beijo torna-se uma experiência mais intensa e profunda de vínculo entre duas pessoas. É desta forma que a vida se amplia. Ou seja, onde havia apenas um beijo, passa a existir muito mais.

 

Ampliar a vida é o oposto da vida atrofiada. No ampliar da vida existe este mecanismo de “antes era algo superficial, agora é muito mais”.

 

Dar INTENSIDADE E DURABILIDADE para as experiências é fundamental para surgirem a sabedoria e a inteligência emocional (a capacidade de lidar bem com as emoções).

 

Funciona assim:

  • você recebe um sinal, presta atenção e o valoriza.
  • você tem atitudes (ações) para tentar preservar este sinal. Assim surge um caminho, uma SEQUÊNCIA de ações que geram experiências mais profundas e intensas.
  • quando o sinal se transforma em um caminho, você deve agregar sentimentos, pensamentos e atitudes nobres. O objetivo é preservar, intensificar, manter o caminho por bastante tempo a fim de que as experiências mais profundas e nobres possam acontecer.

 

Sobre a sensibilidade: o livro “A Espiritualidade no Dia a Dia” foi inteiro projetado para ajudar as pessoas a desenvolverem a sensibilidade. Vale a pena conhecer e ler: clique aqui

 

Para entender melhor algumas POSTURAS MENTAIS para ampliar a vida, leia os textos abaixo:

 

Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

 

Esteja presente em suas ações e ganhe um presente da vida

 

Mutualismo e humildade: 100 trilhões de bactérias vivendo no nosso corpo 

 

Seja bem-vindo! A regra especial do Caminho Nobre

 

 

O sábio se deixa ser dirigido de DENTRO PARA FORA

 

Apesar dos SINAIS que vem de dentro para fora serem quase sempre sutis, eles são CONSTANTES.

 

O espírito NÃO para nunca de mandar informações e vibrações para o corpo e a mente. Os sinais, portanto, chegam a todo momento. Somente depois que o corpo morre é que o espírito deixa de influenciá-lo.

 

O espírito sempre influenciará cada aspecto da vida: vontades, desejos, nível das vibrações, saúde, interesses, lembranças, intuições, etc. O que você pode e deve fazer é FACILITAR esta comunicação entre espírito e consciência.

 

A consciência é superimportante porque cabe a ela INTENSIFICAR E DAR DURABILIDADE às conexões que se formam. Não precisa aproveitar todas, mas deve-se aproveitar muitas delas. Na realidade, o ser humano aproveita muito pouco. O ser humano é um desperdiçador de oportunidades que sempre reclama que tem algo faltando.

 

IMPORTANTE:

nem sempre o que vem de DENTRO PARA FORA é positivo. Esta é a razão pela qual a consciência tem que filtrar as influências do espírito a fim de aproveitar o que é nobre e superar as imaturidades. O espírito ainda tem muito à evoluir. Você nasceu com a obrigação de aproveitar o melhor que há dentro de você a fim de desenvolver o que falta.

 

Como vive o sábio?

 

 

  • ele consegue aproveitar porque desenvolveu a sensibilidade. Ele sabe identificar e valorizar os sinais da vida.

 

  • estes sinais são dicas: “vá por este caminho. Esta escolha é melhor. Observa tal coisa, etc”. Ele segue a maior parte dos sinais, mas se reserva ao bom senso de filtrar o que ele considera ruim.

 

  • apesar de filtrar, o sábio aproveita a maior parte dos sinais. Ele sabe que sua tarefa MAIOR é agregar nobreza a estes sinais. Os sinais “dirigem” a sua vida, mas ele a organiza colocando sentimentos e pensamentos nobres para complementar os sinais.

 

Sábios somente são sábios porque seguem a maior parte dos sinais, dão intensidade e durabilidade às suas ações e agregam nobreza durante o seu caminhar.

 

Exemplo:

uma pessoa desenvolveu a sua sensibilidade. Ela percebeu que se sentia bem sempre que via algo relacionado à astronomia. Era um sentimento pequeno, mas repetitivo. Ela se perguntou: “este bem-estar é um sinal. Devo me aprofundar no estudo da astronomia?” Ela decidiu que sim. Ao se aprofundar nestes estudos, ela criou para si uma sequência de eventos que transformaram o seu futuro. Um sinal foi percebido, valorizado e intensificado. Ele poderia ter acabado rápido, mas durou no tempo. Durou tempo o bastante para gerar novas experiências, conhecimentos e sabedorias.

 

  • Sabe porque todo sábio filtra os sinais que recebe (apesar de aproveitar a maioria)?

 

Porque o espírito não é perfeito. Sinais são conexões, mas algumas vezes serão conexões com o menos evoluído em você. É bom que este lado menos evoluído apareça, porque será a oportunidade de não repetir os mesmos erros. São novas oportunidades de escolher diferente, decidir diferente; ou seja, se transformar para melhor.

 

Os sinais não têm origem apenas no próprio espírito. Eles se originam também da espiritualidade e das vibrações do meio ambiente. Mas, eles sempre se estruturam no “fundo da alma”.

 

 

Conheça o Canal Caminho Nobre no Youtube. Vídeos sobre a educação do espírito e fortalecimento da mente

CANAL CAMINHO NOBRE, CLIQUE AQUI

 

 

Os sintomas da vida atrofiada

 

Quando não há a ampliação da consciência é porque a imaturidade e a superficialidade estão dominando a vida da pessoa.

 

A imaturidade e a superficialidade poucas vezes geram vidas sábias, serenas e satisfeitas. O número de depressivos está aumentando o que é sintoma de que as pessoas NÃO ESTÃO AGUENTANDO este estilo de vida.

 

Sabedoria gera simplicidade, satisfação e o FLUIR. Experiências que se APROFUNDAM transformam-se em força interior, paz e Mente Neutra. Mas, quando tudo é abandonado sobra pouco. O que sobra não sustenta a satisfação por longo tempo. Por isto as pessoas tornam-se dependentes dos desejos e ficam hiperfocadas no que acontece fora delas.

 

A conexão torna-se cada vez menor. Ou seja, a ligação PROFUNDA entre o interior e o exterior torna-se bem complicada. As pessoas se refugiam no prazer que o superficial proporciona: uma nova blusa, por exemplo. O problema é que esta compra é capaz de gerar satisfação por pouco tempo. Não dura, logo tem que ser substituída por outro desejo. Não tem DURABILIDADE E NEM INTENSIDADE.

 

O resultado, do ponto de vista da evolução espiritual, é sempre negativo. Para o espírito é de suma importância você aproveitar o que existe. A vida atrofiada desperdiça. A consciência ampliada e com a sensibilidade desenvolvida sempre está focada em aproveitar o que existe e aproveitar os sinais.

 

Alguns sintomas comuns de uma vida atrofiada são estes:

  • insatisfação constante.
  • tensão emocional e corporal
  • muitos desejos e planos
  • quer sempre ser diferente, “melhorar”, mudar
  • atração por teorias megalomaníacas ou que estimulam o orgulho
  • stress, cansaço e falta de tempo
  • irritabilidade, sensação de ser vítima

 

Concluindo

 

A vida do ser humano possui dois polos muito importantes. O que acontece fora e o que acontece em seu interior. Uma vida sábia acontece quando a CONEXÃO profunda entre estes dois polos é aproveitada. A vida atrofiada acontece quando esta conexão é desprezada.

 

Você não controla plenamente o que acontece no seu interior. Você deve aprender a observar e SEGUIR JUNTO. Esta força interior vai dirigir grande parte da sua vida. Você também não controla o que acontece fora de você. Cabe a você aceitar a realidade e seguir em frente oferecendo o melhor que puder.

 

Ou seja, você deve aproveitar o que está fora e o que está dentro para construir o seu próprio caminho. A sensibilidade, a sabedoria, a inteligência emocional serão seus companheiros de caminhada para tornar este trajeto mais produtivo, em paz e satisfeito.

 

Autor: Regis Mesquita

Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com

 

 

Livros do Autor Regis Mesquita

CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI

 

 

O espírito, que é ativo, passa o dia emanando vibrações para o corpo e a mente. Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia

COMECE A LER O LIVRO AGORA, CLIQUE AQUI

 

 

Leia também:

 

VÍDEO: A importância do autocontrole e da autoprivação para atingir níveis superiores de consciência

 

Serei um aproveitador de tudo que há em mim. Mentalização 17, do Blog Caminho Nobre

 

Deixo o amor fluir para que ele molde meus pensamentos. Mentalização 28, do Blog Caminho Nobre

 

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Mais importante que inovar é intensificar o que é nobre.

 

 

  • Dica de estudo:

 

os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos QUATRO vezes.

Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos.

Os melhores aprendizados sempre ocorrem a partir da segunda leitura.

Na terceira e quarta leituras você memoriza os ensinamentos.

Depois, pratique-os com perseverança.

 

 

 

Nosso problema será sempre construir na própria alma a perfeição que reclamamos nos outros. Emmanuel e Chico Xavier

 

Baixe agora o aplicativo “Dia a Dia Espiritual“! (MENSAGENS ESPIRITUAIS)

Use o link abaixo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu1851344.gpufbe016b216e30e8ce90f2b06e38b55c8

 

 

 

DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

 

Licença e limites para a reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, siga as instruções

 

 

 

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. eduardo da silva qualtieri
    out 04, 2019 @ 23:52:47

    Parabéns, praticamente foi uma lição que eu precisava, me senti muito feliz com essas matérias.Terá muito utilidade pra mim esses exercícios,esses videos. novamente,parabéns !

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: