Lei da Oferta e exercícios para se desidentificar do ego

 

desapego senhor

 

 

Por Regis Mesquita

 

Recomendo que primeiro você leia um pequeno texto do Kahlil Gibran que está aqui.

 

Kahlil Gibran foi escritor e filósofo, um espírito abençoado que habitou a Terra. No texto ele explicita uma das leis mais importantes da vida: a Lei de Oferta.

 

Esta é uma das leis mais fantásticas, entre todas as que regem o Universo. Ela diz assim: é muito mais difícil deixar de ofertar do que ofertar. Esta dificuldade (deixar de ofertar) torna-se cada vez mais forte à medida que o espírito evolui.

 

Vou usar uma analogia para explicar-lhes. Se uma goiabeira se nutrir adequadamente, basta ela seguir seu código genético e ela frutificará na época certa. Se ela quiser se bloquear, ela terá que fazer um esforço muito maior. Ou seja, para ofertar os frutos ela tem apenas que seguir a sua natureza. Para NÃO ofertar seus frutos ela tem que gastar mais energia para NÃO ser ela mesma. Provavelmente terá que se alimentar muito mal, gerando sofrimento, doenças, “sentimentos negativos”.

 

A Lei da oferta funciona para a goiabeira da mesma forma que funciona para os humanos. O esforço é sempre muito maior para não ofertar do que para ofertar. A não oferta significa a “morte” de uma parte do ser humano. Explico: uma pessoa honesta torna-se desonesta ao não compartilhar a honestidade. Assim, ela mata uma parte boa da sua personalidade. A pessoa honesta terá que fazer um esforço maior para abandonar a honestidade (terá que mudar seus valores, crenças e atitudes) e começar a “carreira de desonesto”.

 

A meta é compartilhar para aumentar sua força interior e reforçar as suas qualidades.

 

O objetivo de todos os seres humanos é aprender a ofertar sempre. A meta é compartilhar para AUMENTAR a sua força interior e REFORÇAR as suas qualidades. Para ofertar sempre o ser humano deve desenvolver o desapego. O desapego em nível elevado gera a desidentificação com o próprio ego. É como se a pessoa “sentisse” que seu corpo está doente, mas não ela mesma. Sua mente sente raiva, mas não ela. Para quem está excessivamente identificado com o ego isto parece loucura. Mas, para quem já está minimamente desidentificado, isto é possível e é muito útil para a sua evolução espiritual.

 

Este processo chama-se testemunhar a vida e inicia-se com a desidentificação. Quer você entenda ou não, você deve saber que um dia terá que chegar a este nível. Agora ou mais para frente na sua vida.

 

Alguns exercícios foram desenvolvidos para ajudar neste processo. Um deles é extremamente simples. Quando sentir fome diga assim: “meu corpo está com fome”. Se sentir medo ou dor, diga: “meu corpo está com medo”. Ou “meu corpo sente dor”. Ao invés de dizer “eu estou com sede” você deve dizer “meu corpo tem sede e pede água”. Abandone o EU durante algum tempo. Depois de 60 dias avalie suas experiências pessoais com esta técnica.

 

Outra forma de gerar a desidentificação é: durante uma semana viva tudo aquilo que você idealiza, em termos de sentimentos nobres.  Amor, amizade, respeito, carinho, altruísmo, perdão, etc. Observe todos os seus ideais e CUMPRA-OS. Para cumpri-los você necessariamente terá que se desapegar. A outra opção é a hipocrisia.

 

O ser humano sonha em ser livre. Porém, ele se limita o tempo inteiro. Ele não é senhor de si. Ele é prisioneiro de sua dificuldade em decidir suas ações baseando-se em seus conteúdos mais nobres. Desta forma, ele se paralisa, realiza menos e sofre.

 

Tudo o que é nobre te faz movimentar, emanar, criar, gerar. O movimento é paralisado/bloqueado através de muitas estratégias que afastam a pessoa do que é nobre.

 

Portanto, cumprir seus ideais mais nobres com força e intensidade, durante uma semana, será um grande desafio.

 

O ego precisa amadurecer muito para ter leveza e liberdade. Exemplo: imagine uma mulher dizendo que precisa depilar a perna antes para depois poder usar uma minissaia. Observe que existe uma CONDICIONANTE para a sua satisfação em usar a minissaia: ela precisa estar depilada.

 

O ego imaturo funciona sempre criando condicionantes, dificultando sua satisfação e limitando sua liberdade.

 

A desidenditificação te permite dizer: “meu ego não consegue ficar satisfeito sem que eu me depile. Mas, meu espírito se importa com o amor, o carinho e o compartilhar.” Se pensar desta forma, a mulher terá uma nova percepção da realidade. O resultado será que ela poderá ficar sempre satisfeita, estando depilada ou sem estar depilada (a depilação ficou pequena, menos importante). Este é apenas um exemplo muito simples que te mostra que sua vida está repleta de CONDICIONANTES que limitam a sua liberdade, diminuem o seu prazer e complicam a vida.

 

Todos nós somos imaturos. Pessoas imaturas agem com imaturidade. Você também funciona assim. Aprenda a identificar as condicionantes mentais que mantém por causa da sua identificação com o ego imaturo.

 

Observe: você não precisa de nada mais para ofertar o seu amor, carinho, atenção, amizade, boa vontade, entre outros. As condicionantes servem para te paralisar e te afastar do que é realmente importante para seu espírito.

 

(ATENÇÃO: para entender melhor o que são as condicionantes sugiro ler o texto que está no final desta página)

 

 

Mude sua vida assistindo os vídeos do Canal Caminho Nobre

CLIQUE AQUI PARA CONHECER

 

 

A hierarquia mental da Mente Neutra

 

Na desidentificação primeiro vem o que é nobre e importante para o espírito. Em segundo vem o que amplia a vida. Em terceiro vem as necessidades imaturas do ego (desde que não sejam bloqueadores para as duas primeiras).

 

O processo de desidentificação do ego é lento e contínuo. Ele recoloca as verdadeiras prioridades do espírito em primeiro lugar: leveza, nobreza, sensibilidade, flexibilidade, liberdade, descoberta e aprendizado contínuo. O espírito precisa que você oferte muito para evoluir, para renovar sua energia e para cumprir sua tarefa de viver experiências nobres.

 

Dica: identifique várias condicionantes em sua vida. liberte-se delas.

 

Comece praticando os dois exercícios que são explicados neste texto. Visite também a página de exercícios espirituais aqui no Blog Caminho Nobre (Clique Aqui) e também no Aplicativo Dia a Dia Espiritual (Saiba mais, clique aqui).

 

Autor: Regis Mesquita

 

 

Livros do Autor Regis Mesquita

CONHEÇA E LEIA

 

 

Para refletir:

 

Em outras palavras: Jesus lhe ama, não porque você é especial. Mas porque Ele desenvolveu a capacidade de amar. O amor emana através Dele e lhe beneficia. Ele oferta o amor que Dele transborda. Se quiser segui-Lo como exemplo, faça como Ele, sirva. O amor falará a você: “vamos fazer juntos, vamos humildemente superar obstáculos. Você precisa das vibrações e do saber espiritual para ir além do seu ego, sozinho você caminha muito mais devagar, se entregue e confie”.

 

Trecho do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia

 

Estude este livro. Por meio dele a sua evolução espiritual será mais profunda, mais eficiente e completa.

Bons estudos e boas conquistas.

 

https://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C

 

 

Deus não busca heróis. Deus busca pessoas equilibradas e boas, que se liguem a Ele, O adorem, e realizem Sua obra. Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia

 

 

Leia também:

 

Cientistas provam que eles mesmos são pouco evoluídos. Mente Neutra serve para melhorar a memória.

 

Consequências e vantagens da Mente Neutra

 

Pais, ensinem seus filhos a cultivarem a gratidão

 

Ao invés de me preocupar, irei ofertar. Mentalização 24, do Blog Caminho Nobre

 

Todo bem que tu plantares será retribuído em vosso interior

 

A virtude gera energia que cura o corpo e estimula a alma

 

Caminho Nobre no Facebook

 

 

Hoje darei prioridade para o que for mais importante para o meu espírito. Prometo que vou cumprir.

 

Gostou das imagens deste texto?

Tenha acesso a todas as IMAGENS com pensamentos do Blog Caminho Nobre para você compartilhar:

https://www.facebook.com/caminhonobre.regismesquita

ou

https://br.pinterest.com/regismesquita1/

 

 

 

PARA ENTENDER MELHOR O QUE SÃO AS CONDICIONANTES

 

Condicionantes são, quase sempre, a INVERSÃO DE PRIORIDADES.

 

Imagine a seguinte situação:

O noivo ama sua noiva e, por isto, quer ir com ela na praia. É uma situação simples e fácil gerar momentos felizes.

 

Sem condicionantes é a certeza de que a simplicidade será mantida e o amor, importantíssimo para o espírito, será a prioridade.

 

Esta simplicidade será quebrada à medida que entram condicionantes. Regras, desejos, hábitos, manias, etc. São complicadores.

 

Cada condicionante é uma dificuldade agregada. Na prática, a vivência do amor, será gradualmente substituída pelas condicionantes. A roupa, o tempo, a temperatura, o local, entre outros, vão ganhando cada vez mais força e tornando o contexto cada vez mais importante.

 

Voltemos para o exemplo do texto desta página.

A mulher pode depilar-se; não há nenhum problema nisto. Apenas esta depilação não pode se tornar uma condicionante. Ou seja, uma condição ANTERIOR para o fato posterior acontecer (tipo assim: se você vai sair de minissaia primeiro você deve se depilar…).  Com condicionante: “imagina se vou sair horrorosa sem me depilar. Eu me sentiria muito mal; prefiro até nem sair.” Sem condicionante: “Vai sair de minissaia? Se der depile. Se não der, não esquenta. Saia feliz e contente porque existem coisas mais importantes para o espírito e são nestas coisas que você deve se focar”. Observe que sem condicionantes ela está sempre satisfeita e focada no que é mais importante.

 

Importante: apesar da maior parte das condicionantes serem anteriores ao fato, algumas são simultâneas ou até posteriores.

 

As condicionantes somente ganham força quando há uma inversão de prioridades. A prioridade é viver com INTENSIDADE o que é nobre e útil para o espírito. O resto é secundário.

 

Para diminuir as condicionantes e viver a simplicidade da vida você deve estudar o Fator Mínimo.

 

Autor: Regis Mesquita

 

 

Dica de estudo:

 

os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos 3 vezes. Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos. O aprendizado e o entendimento acontecem à medida que você estuda e memoriza os ensinamentos. Depois, pratique-os com perseverança.

 

Para ter o melhor aproveitamento, leia várias vezes cada texto do Blog Caminho Nobre.

 

 

jesus vibracoes

 

 

DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão com os direitos autorais REGISTRADOS na Fundação Biblioteca Nacional.

 

 

Licença e limites para a reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, SIGA AS INSTRUÇÕES e evite problemas jurídicos

 

Anúncios

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. asanderallex Sander
    jul 03, 2011 @ 02:48:19

    Começo a fazer o exercicio hoje Dr. regis

    Responder

  2. CLAUDINA ROMANA FILHA
    jul 11, 2011 @ 01:59:55

    SOBRE: GOIABERA, NUTRI ADECUADAMENTE, OFERTATAR FRUTOS, SOFRIMENTO QUANDO NÃO OFERTAR, SER ELA MESMA, Á NÃO OFERTA MORTE DA PARTE DO CORPO, DESAPEGAR AU NIVEL ELEVADO E AU EGO, Ó DESAPAGO Á HIPROCRISIA.

    VOU TENTAR ENTENDER ESTAS PALAVRAS DIACORDO MEU PONTO DE ENTENDIMENTO:

    Á GOIABERA NUTRIDA ADECUADAMENTE! SERAR EM TERRA FERTIL PARA QUE SEUS FRUTOS DER COM AMBUDANCIA?

    SOFRIMENTO DE UMA GOIABERA CUANDO ESTAR PLANTADA EM TERRA SECA ENTRE AS ROCHAS?

    CUANDO NÃO DAR FRUTOS POR FALTA DAGUA OU TERRA FERTIL Á GOIBERA PODE MORRE UMA PARTE DO MADEIRO OU FOLHAS E NÃO DAR FRUTOS?

    HIPROCISIA Ó QUE CIGINIFICA?
    AGORA LEMBRO DE UM FATO OCORRIDO COM MIGO QUANDO CRIANÇA SEMPRE QUE MINHA MÃE MIM ESPANCAVA ELA FICAVA POR ALGUNS TEMPO DE CARA FEIA ENRAIVECIDA HOJE CHAMO ISSO DE CHANTAGEM EMOCIONAL!
    ENTÃO DIANTE DAQUELA CITUAÇÃO QUEM SENTIA MAL ERA EU ENTÃO PROCURAVA FASER ALGUMA COISA PARA AGRADAR Á MINHA MÃE E CONCISTAR O SEMBRATE NORMAL DELA. VEIJA O QUE EU FACIA! SAIA PELOS MATOS Á PROCURA DE MADEIRA CHAMADA LENHA, MADERA , PAU PRA FASER FOGO E CONSINHAR O FÉJÃO JOGAVA O FECHO NO CHÃO E DISIA MÃE AQUIR Á LENHA QUE FUI PROCURAR PRA Á SENHORA SENDER O FOGO. ESTA ERA O MEU JEITO DE DOAR MINHA DEDICAÇÃO E CARINHO EM CCOMPENSAÇÃO Á SURRA QUE LEVEI PARA QUE ELA MIM PERDUAÇE EM VVÉZ DE CULPA ELA EU MIM CULPAVA POR TER APANHADO! ENTÃO HOJE E MUITO DIFICIL DE COMPRIENDER O FATOR DOEM SEU AMOR CARINHO! MÁS COMO ALGEM PODE SER TÃO FORTE Á PONTO DE AMAR O PROXIMO QUER FERÉM NÃO COMPRIENDO PORQUE UMA CRIAÇA QUE SOFREM NA MÃO DOS CRIADOR PODE ENVERTER Á PENSONALIDADE PARA FAZER O BEM PRA QUEM FERÉM? Ó QUE É DESIDENTIFICAÇÃO DO EGO OU NIVEL ELEVADO?
    OBRIGADA CLAUDINA ROMANA FILHA

    Responder

  3. Trackback: Mentalização para a maior de todas as vitórias | Caminho Nobre
  4. Trackback: Vídeo: com largar o vício de pensar | Caminho Nobre
  5. Trackback: Vídeo: o poder do agora. Meditação contemplativa. | Caminho Nobre
  6. Trackback: Vergonha – como superar este sentimento quase inútil no adulto? (o fator mínimo) | Caminho Nobre
  7. Trackback: Eu estava no paraíso e não sabia | Caminho Nobre
  8. Trackback: A paixão se transformando em amor | Caminho Nobre
  9. Trackback: A arte de aumentar o próprio sofrimento | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: