Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

 

Aprenda a parar seus pensamentos para sair do stress e da ansiedade

 

 

1) Viva descansado

 

O cérebro possui apenas 2% da massa corporal. Mesmo assim consome mais de 20% da energia diária que uma pessoa dispende.
 

O cérebro gera reações em todas as partes do corpo. Basta lembrar as vezes que você ficou triste e chorou. Ou das vezes que, ao rir, mexeu seus braços  e mudou suas expressões faciais. Ou o quanto sua mente e seu corpo ficaram tensos frente a uma situação de risco. Tudo significa dispêndio de energia.
 

Mas, o que realmente cansa as pessoas é que os pensamentos, quando desencadeados em sequência (1), geram muito stress.
 

Funciona assim: uma pessoa precisa chegar rápido ao seu local de trabalho, ela planeja qual caminho seguir.  Este planejamento inicial basta para encontrar a solução do problema. Para continuar a pensar no assunto ela tem que procurar motivos, geralmente negativos, que a estimulem a manter o pensamento ativo. Pode ser a lembrança de uma situação que a deixou nervosa, pode ser a avaliação de pequenos riscos, etc. A questão é: quase sempre serão fatores negativos e pouco significativos que manterão ativa a cadeia de pensamentos, o que gerará stress e cansaço.
 

Se a pessoa planejar seu trajeto e impedir novas associações mentais, a cadeia de pensamentos acabará. Ficará um vazio que trará a calma e a paz. O resultado é que o corpo e a mente ficarão mais descansados, sem stress e relaxados.
 

Para manter a mente relaxada, evite os pensamentos em sequência.

 

 

Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

 

Eu estava no paraíso e não sabia

 

Um bom exemplo da diferença entre a mente reativa e a mente clara

 

 

 

2) Perceba as suas intuições

 
 

A intuição é uma das funções mais importantes do cérebro humano. Ele produz ideias, sentimentos e sensações diferentes daquelas que são produzidas pela consciência pessoal. Quando bem utilizadas, as intuições podem ser grandes aliadas para enfrentar os desafios da vida.
 

Uma das melhores características da intuição é trazer para a consciência informações e percepções que a pessoa normalmente não teria.
 

Em 99,9% das vezes a intuição aparece de forma sutil. Por isto é necessário treinamento para percebê-las. Por exemplo: a pessoa está em uma situação social e, sem motivo aparente, sente um frio na barriga. Se a mente está conturbada, com muitos pensamentos, será difícil prestar atenção nestes sinais; o frio na barriga passará despercebido e a pessoa não avaliará esta informação.
 

Quando a pessoa presta atenção nas intuições, ela tem mais elementos para tomar suas decisões. No exemplo acima, a pessoa poderia ter uma breve reflexão: “será que este frio na barriga é medo? O que está gerando esta sensação?” Ela pode avaliar e desprezar a informação da intuição; ou pode perceber que existem riscos que não estava consciente. Todo este processo dura poucos segundos, mas é muito importante para o bem estar de cada ser humano.
 

Quando existe o treinamento para parar (ou diminuir muito) os pensamentos, a mente fica mais calma e tranquila. Mente em paz percebe mais facilmente as comunicações que chegam até ela. São intuições emanadas pelo espírito, produzidas pela mente ou eliciadas pelo ambiente.
 

A intuição é um recurso muito importante para o ser humano atingir seus objetivos e desenvolver sabedoria. Aprender a utilizar as intuições é um ato de sabedoria.

 

Reflexão baseada nos ensinamentos do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia“.

 

 

 

3) Viva em paz, afaste-se da ansiedade

 
 

Você já aprendeu que pensamentos em sequência levam primordialmente ao negativismo. Uma das formas que o negativismo (gerado pela mente reativa) tem para se fortalecer é se associar ao desejo. O desejo quase sempre é o desprezo pelo que existe e pelo que se é.
 

Shakespeare, em Hamlet, escreve: “ Deus vos deu uma face, e fazeis para si mesmas uma outra…” Esta é a essência do desejo: desprezo pelo que existe (atenção: esta conclusão não vale para 100% dos desejos. Vale para mais de 95% deles; alguns desejos possuem outras características – como, por exemplo, o desejo sexual). A pessoa possui uma face, mas ela não considera que este rosto seja suficiente para trazer-lhe a felicidade e segurança; por isto ela faz muito esforço para se mostrar “melhor” do que já é.
 

Pensamentos em sequência conduzem ao negativismo, que despertam desejos sucessivos, que geram alta dose de ansiedade. Se uma pessoa está satisfeita com o celular que possui, ela fica em paz e tranquila e foca evoluir no que é essencial. Se ela começar a agregar desejos, ela se torna insatisfeita e ansiosa. O desejo e o negativismo estimulam a busca compulsiva; ela precisa mudar, variar, descobrir, saber as novidades. Gasta tempo e esforço com o que não é essencial, tudo gerando tensão, simulações mentais e desgaste inútil. O desejo ajuda a manter a insatisfação, que ajuda a manter a mente sempre soterrada em pensamentos sequenciais e sentimentos de ansiogênicos.
 

As pessoas reclamam que o mundo está cada vez mais estressante e elas estão cada vez mais agitadas e ansiosas. Ao mesmo tempo suas mentes “não param um segundo”. Esta agitação necessita ser controlada pela quietude; para que as tensões diminuam e o instinto de sobrevivência possa ser “desligado”. “Parar a mente” e se “desligar de tudo” é plenamente possível e absolutamente necessário para quem quer evoluir espiritualmente.
 

A meta é viver em paz, com satisfação e seguir o fluxo da vida.

 

Obs: te indico ler este texto que explica a segurança básica, hiperestimulação mental e stress: http://www.psicologiaracional.com.br/2014/01/o-todo-poderoso-reflexo-de-orientacao-o.html

 

 

 

4) Gere boas vibrações, afaste-se do negativismo

 
 

Observe esta situação: duas pessoas andavam felizes na rua quando alguém as xinga. Uma delas ficou indignada e irritada; sua mente ficou pensando no xingamento. A outra continuou alegre e seguiu seu caminho, sem que aquela situação gerasse nenhum pensamento em sequência.
 

Uma ficou infeliz e a outra continuou feliz. O resultado mostra o quanto é importante se treinar para dar menos importância ao que é externo.  O que ficou feliz manteve-se em neutralidade e não permitiu que seu pensamento se desviasse da boa direção.
 

A neutralidade permitiu que o foco continuasse a ser a felicidade. Manter este foco é mais fácil quando a pessoa mantém suas vibrações sempre elevadas. Quando vem o confronto, a perturbação ou o desafio negativo, a pessoa se permite ter pequenas perdas para manter a mente calma e em usufruto.
 

Ou seja, cada vez que estímulos negativos chegarem até ele, ele manterá o foco em suas boas vibrações. Ele escolherá preservá-las para que tenha paz interior e as conquistas realmente importantes para sua vida. Ele não perderá seu tempo e nem diminuirá o nível das suas vibrações, manterá na mente pensamentos relacionados aos estímulos negativos. A prioridade é manter as boas vibrações, desta forma toda a agressividade do xingamento é desconsiderada.
 

Os que são reativos estarão sempre brigando, pois a prioridade é responder ao estímulo negativo. Eles pensarão que os neutros serão bobos por permitir serem xingados sem revidar, sem ter pensamentos de indignação, etc. Na realidade, os neutros são pessoas que sabem escolher o que é realmente importante; são pessoas que aprenderam a diminuir seus pensamentos e cultivaram boas vibrações.
 

Quem cultiva boas vibrações aprende o quanto é bom e útil viver com energias nobres. Eles escolhem o que é bom e não largam o bom para vivenciar o negativismo, o stress, a ansiedade e outros sentimentos menos nobres.

 

Reflita:

“O espírito que evolui caminha para a neutralidade, pois cabe a ele manter-se em vibrações elevadas mesmo que à sua volta impere vibrações, pensamentos e sentimentos inferiores ou de sofrimento. Ao manter sua vibração elevada e sua mente clara e calma, o espírito elevado consegue aquietar o ambiente, e gerar condições para soluções eficientes, nobres e sensatas”.

 

Regis Mesquita

Texto originalmente postado na página Nascer Várias Vezes no Facebook.

Todos os dias uma nova reflexão para você.

Conheça, curta e acompanhe: clique aqui.

 

 

 

5) Se ofereça o que é bom, cuide-se com carinho

 
 

É bom ser sábio. É bom ter paz na mente. É bom viver energizado por vibrações nobres. É bom enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e bom senso. Todos os seres humanos deveriam escolher o que é bom e nobre. Deveriam abrir mão das reações e seguir rumo à neutralidade. Escolher o que é melhor é um ato de carinho por si mesmo.
 

Porque tão poucas pessoas escolhem este caminho? A) porque ele é pouco divulgado. B) porque os pensamentos sequenciais podem trazer alguns ganhos. C) elas não identificam muitos problemas que possuem na vida com a “mente tagarela”. Quantas vezes você leu um texto que associa o stress e a falta de energia com a mente que fica pensando compulsivamente? Você que estuda os textos do Blog Caminho Nobre tem a oportunidade de entender o funcionamento da mente reativa;  esta forma de funcionamento da mente desencadeia pensamentos em sequência, gerando tensão, ansiedade, desvitalização e outros problemas.
 

Lembrem-se: tudo que você pode ganhar sendo reativo, você pode ganhar com a mente clara. Mas, o nível mais elevado de sabedoria somente é conquistada com a mente clara, a mente neutra.
 

Com a mente aquietada, os sentimentos nobres se impõem. Sentimentos nobres ajudam a restaurar e harmonizar o ser. Ajudam a superar traumas e metabolizar positivamente experiências negativas. A qualidade de vida melhora, por isto é uma forma de carinho e respeito por si mesmo.

 

(1) Pensamentos em sequência: para explicar o que são pensamentos em sequência vou usar um exemplo. Maria foi convidada para um aniversário, ela pensa na roupa que irá vestir, lembra de uma festa e da roupa que usou (feliz), lembra de uma amiga que a criticou na festa (raiva), pensa no que deveria ter dito à amiga (raiva e tensão corporal), começa a imaginar como poderá revidar no aniversário, simula em sua mente os diálogos, pensa em ligar para outra pessoa e falar mal da amiga (mais raiva). Volta a pensar no vestido, lembra de um rapaz (a raiva se junta à insegurança), etc… Depois de muito tempo presa aos pensamentos que se sucedem, tendo se desgastado, ela escolhe um vestido e fica intoxicada com tantos sentimentos e pensamentos negativos.

 

Dica de leitura: Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

 

Autor: Regis Mesquita
 

 

https://www.facebook.com/ocaminhonobre/

 

 

 

Várias imagens com pensamentos do Blog Caminho Nobre para você compartilhar

https://caminhonobre.com.br/2014/01/01/imagens-com-pensamentos/

 

 

Paz de espírito é quando há silêncio dentro da mente

 

 

Pense nisso:

 

“A mente agitada cheia de necessidades, desejos e ansiedade responde com sofrimentos como insônia, stress, cansaço, dores, insatisfações, etc. A paz está em aproveitar do que se é e focar o presente. Pois é no presente que a vida acontece e é na verdade que podemos usufruir e melhorar sempre.”

Regis Mesquita

 

 

Estude também:

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

Podemos nos esforçar para ofertar bastante e assim retribuir tudo o que recebemos

 

Usufruir a vida. O que, de verdade, significa isso?

 

O primeiro passo para mudar a realidade é mudar você mesmo

 

Sobre como os desejos produzem a maldade

 

Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

 

A arte de aumentar o próprio sofrimento

 

 

Anúncios que porventura apareçam neste blog são de inteira responsabilidade do WordPress, que é o destinatário dos lucros com eles obtidos, e não têm absolutamente nenhuma relação com o conteúdo ou com o responsável pelo Blog Caminho Nobre.

 

A única venda que este blog indica são os livros de seu autor, Regis Mesquita. Todavia, entendo que o WordPress, que hospeda gratuitamente este blog, tem que ter seus próprios meios de sobrevivência.

 

DIREITOS AUTORAIS

 
Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

 

Um belo livro que vai te ajudar a ter mais qualidade de vida

Leia o livro Nascer Várias Vezes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: