Consequências e vantagens da mente clara

 

 

grande desafio

 

 

 

Para entender este texto sugiro que leia antes o texto: Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

 

A mente reativa reage prioritariamente tentando se defender, por isso sempre foca problemas e dificuldades. É uma mente que gera pouca satisfação; ela tenta compensar a pouca satisfação através dos desejos e fantasias que cria continuamente. Como consequência, constantemente deixa de focar a realidade e geralmente deixa de priorizar o presente, o que acontece no aqui e agora.

 

E a mente clara? A mente só é clara quando consegue focar o presente em sua simplicidade. No exemplo do texto “Focar o presente …”, o homem decidiu focar o gosto e o cheiro do café especial que estava tomando. Uma atitude simples e COERENTE com a escolha feita. A mente clara é assim: após feita a escolha, ela se mantém no presente, usufruindo da escolha e intensificando a vida – sem “poluir” sua percepção com nenhum outro desejo ou pensamento. A prioridade não é se defender, e sim usufruir do que foi escolhido para viver.

 

O homem decidiu realizar seu desejo de tomar o café. Comprou o café. No início, enquanto a mente reativa o dominou, ele esteve distante, preso em seus pensamentos, problemas, desejos e fantasias. Praticamente não sentiu o gosto do meio copo de café que tomou.

 

Quando a mente clara entrou em ação, ele agiu com simplicidade. Prestou atenção ao café, cheiro e gosto. Tomou-o em pequenos goles e para intensificar o prazer manteve-o na boca por algum tempo. Em pouco tempo estava satisfeito por ter tido muita satisfação.

 

Vamos pensar em duas consequências práticas. Primeiro: o homem poderia ter tomado somente meio copo de café e ingerido menos calorias. Teria ficado muito satisfeito e “menos gordo”. A mente clara permite que fiquemos satisfeitos/saciados com menos.

 

Segunda consequência: como chegamos mais facilmente à satisfação, é mais fácil de promover a solidariedade. Se meio copo de café trouxe a saciedade para aquele homem, ele pode compartilhar a outra metade com alguém. A solidariedade deixa de ser algo moral e passa a ser uma prática viável e simples.

 

Um dos maiores estimuladores do egoísmo é a falta de satisfação do ser humano, que o faz querer e necessitar de mais e mais. A mente clara, ao permitir maior satisfação, ajuda a tornar as pessoas mais propícias a compartilhar.

 

A mente clara é uma mente coerente e simples, focada no presente. Esse é um dos maiores segredos de uma vida intensa e bem vivida.

 

A simplicidade é uma forma de, aparentemente, reduzir a vida. Uma pessoa que gosta de artes plásticas irá se dedicar ao tema. Por isto, deixará de lado muitos outros temas. A mente clara sabe que esta redução não é perda, porque com a intensidade e o aprofundamento a pessoa gerará muitas oportunidades e sabedorias em sua vida. Voltando ao ato de tomar café: com a mente clara a pessoa foca apenas no gosto e cheiro. Todo o resto fica sem atenção. A vida foi reduzida ao ato de tomar café e ter prazer com isto.

 

O primeiro ato é a redução. O segundo ato é a experiência de esvaziar a mente, focar e usufruir. Nestas condições a mente clara consegue diminuir o stress e ter clareza mental. Isto acontece porque vários condicionamentos mentais deixam de ter sentido e importância – o vazio da mente se impõem. E mais, estes condicionamentos deixam de ser percebidos como fonte de prazer e passam a ser percebidos como origem de desprazer.

 

Com a mente clara a pressão/stress diminui, o que abre espaço para a emersão de intuições e sabedorias que estavam “escondidas” por causa da confusão mental. Uma analogia é com um cruzamento de ferrovia. Os pensamentos e sentimentos são o trem. Com pressão eles seguem por um caminho, sem pressão por outro caminho. A cada estação do caminho da mente novos vagões vão sendo desocupados ou reocupados por outras mercadorias (conteúdos mentais). Assim, em uma situação sob pressão, seria carregada (por exemplo) a carga de orgulho. Sem pressão, o caminho é outro e o orgulho não é carregado para dentro do trem. O resultado são formas diferentes de viver as mesmas situações.

 

Espera-se que a mente clara ajude as pessoas a terem experiências que permitam novos aprendizados originados de sabedorias e cujo destino final é o melhor preparo para evoluir e amadurecer.

 

Autor:

Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas.

consc2000@yahoo.com.br

 

 

 

Receba todos os novos textos do blog Caminho Nobre no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição).

É simples! É rápido! É fácil!

 

 

 

GOSTOU do Blog Caminho Nobre?

Então ajude a divulgá-lo.  Convide seus amigos para visitar e ler os textos do Blog.  Agradeço de coração a divulgação.

 

 

 

Campanha:

 

receba no seu email as novas postagens do Blog Caminho Nobre. Faça assim: na coluna da direita, em “siga o blog via email”, digite seu email. Você receberá um email com um link para confirmar sua inscrição.

 

 

crença prisao

 

 

Para refletir 1:

 

A cadeia dos acontecimentos que criamos ou participamos atua fortemente e vai determinar a qualidade de vida de várias pessoas, por anos, décadas e até séculos, se pensarmos a influência sobre várias gerações e várias encarnações.

Trecho do  Livro Nascer Várias Vezes 

 

O ser humano é ação, é movimento. Sua responsabilidade é assumir a própria vida, sem dependência, e gerar nobreza em sua mente. A mente clara e a vida nobre atuam como um abismo onde parte das sequências negativas de uma sociedade perdem sua força e seu significado.  Podemos ajudar a aumentar o sofrimento e a negatividade, ou sermos o abismo que destrói este negativo.

Regis Mesquita

 

Dica de leitura:

Use sua vida para impedir que o negativo e o sofrimento espalhem pelo planeta 

 

 

Para refletir 2:

 

 

O espírito que evolui caminha para a neutralidade, pois cabe a ele manter-se em vibrações elevadas mesmo que à sua volta impere vibrações, pensamentos e sentimentos inferiores ou de sofrimento. Ao manter sua vibração elevada e sua mente clara e calma, o espírito elevado consegue aquietar o ambiente, e gerar condições para soluções eficientes, nobres e sensatas.

Regis Mesquita

http://www.nascervariasvezes.com/

 

Livro é o único presente que pode mudar uma vida para sempre. Pense nisso!

 

Quando for comprar um presente lembre-se: livro é útil, agradável e importantíssimo.

 

 

 

Para refletir 3:

 

 

Jesus, nos Evangelhos, nos convida para renascermos em vida. Ele nos convida a aproveitarmos a vida para cultivar o que é nobre e assim superar os traumas e condicionamentos que funcionam como repetições que geram e/ou aumentam o sofrimento.

Todas as pessoas possuem traumas e condicionamentos que atuam no dia-a-dia de suas mentes. São desafios que devem ser superados, se houver o objetivo de melhorar a qualidade de vida e atingir a mente clara.

A regra é: onde não há sentimentos e pensamentos nobres é porque o espaço da mente está ocupado com o que deve ser superado.

Cada superação significa a liberação de energia, mais clareza mental e mais força para enfrentar as dificuldades futuras.

Regis Mesquita

http://www.nascervariasvezes.com/

 

Pensamentos baseados nos ensinamentos do livro Nascer Várias Vezes

 

Neste link você pode ler parte do livro e comprar o ebook do livro: http://www.amazon.com.br/dp/B009VIECAQ

 

 

 

Leia também:

 

Mente clara, a mente que abraça o amor

 

Pessoas que sofrem por causa da mente reativa

 

Auto-sabotagem: Fernando Pessoa descreve como a auto-sabotagem dirige a vida da imensa maioria das pessoas

 

O lugar das perdas em uma vida boa

 

Desocupe sua mente e tenha paz

 

Sobre como os desejos produzem a maldade

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

 
espere perder

 

 

 

Os textos do blog  Caminho Nobre não podem ser adaptados ou alterados em qualquer forma. Você pode copiar, imprimir e distribuir gratuitamente os textos sem alterações, desde que sejam preservadas as fontes (nome do autor e link com o nome e endereço do blog colocados no início do texto).

Não é permitido vender ou obter qualquer outro benefício financeiro usando os textos do Blog Caminho Nobre. O uso maciço dos textos do blog (mais de 3 textos) necessita da autorização escrita do autor.

 

 

Anúncios que porventura apareçam no blog são de inteira responsabilidade do WordPress, que é o destinatário dos lucros com eles obtidos. Estes anúncios não têm absolutamente nenhuma relação com o conteúdo ou com o responsável pelo Blog Caminho Nobre.

 

A única venda que este blog indica são os livros do seu autor, Regis Mesquita. Todavia, entendo que o WordPress, que hospeda gratuitamente este blog, tem que ter seus próprios meios de sobrevivência.

 

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Eli Teresa
    abr 29, 2011 @ 01:42:18

    Após a leitura do artigo: Consequências e Vantagens Sobre a Mente Clara. Tomei a liberdade de estabelecer uma relação entre ele e o que diz Samael Aum, sobre os fatores que contribuem para a ocorrência dos sonhos lúcidos.
    Para Samael os sonhos lúcidos acontecem quando a mente, em vígilia, está focada no presente e livre das fantasias, ou seja se durante o dia “sentimos a realidade” em sonho, também, agiremos da mesma forma e “sentiremos o sonho”. Consequentemente, teremos sonhos lúcidos.
    De acordo com as minhas experiências posso afirmar que isso é verdade, visto que ao manter a minha mente focada no presente, no planeta terra, tenho sonhos lúcidos e posso interagir com a minha mente, como ocorre na alquímia simbólica.
    Portanto, Régis, ampliando um pouco mais o seu pensamento, a mente clara também contribui para que sonhos lúcidos ocorram com maior frequência e naturalidade.
    Um abraço.

    Responder

  2. Trackback: Aceitarei minha mãe como ela é | Caminho Nobre
  3. Trackback: Ninguém controla tudo o que acontece na própria vida | Caminho Nobre
  4. Trackback: Eu estava no paraíso e não sabia | Caminho Nobre
  5. Michel
    jul 26, 2014 @ 15:31:30

    Ótimo texto

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: