Seja completo, se quiser ter equilíbrio e expandir sua consciência.
Este é o mantra da vida espiritual.
O egoísmo é um presente de Deus, é uma das características da vida organizada por Ele.
O lagarto come o inseto, ele precisa se alimentar. Para sobreviver, ele come o outro.
O lagarto não tem consciência, age por instinto.
O humano tem consciência, esta é a diferença. As ações humanas causam mais impacto sobre ele próprio, sobre a natureza e a sociedade.
A consciência permite que o egoísmo humano seja muito maior e mais destrutivo.
Mas, é também quem permite o equilíbrio e a reparação.
As formigas querem sobreviver e podem matar a árvore ao exauri-la. O humano pode fazer o muito mais; pode destruir florestas inteiras.
Ou pode ampliar as variáveis da sua mente e pensar: quero sobreviver e quero que esta árvore sobreviva.
Ampliar as variáveis e as metas é a principal forma de chegar ao equilíbrio.
Quero produzir e não quero destruir; quero cuidar do meu negócio e não quero fazer nada errado; quero você e vou me doar para você.
O que é o desapego? É uma forma mais elevada de egoísmo. Eu abro mão do apego para ter uma vida melhor.
E a humildade? É a sabedoria de aprender sempre e não aumentar os próprios sofrimentos. O humilde é o maior beneficiário de sua evolução.
- O que é ser humilde? Saiba como a humildade vai te ajudar a ter uma vida melhor
- Corrigir erros, método certeiro para fortalecer a mente e ampliar a consciência
- O lugar das perdas em uma vida boa
- Não julgue: uma regra para educar o espírito
O egoísmo da pessoa evoluída muda de forma, muda de intensidade, pois é complementado por outras qualidades. Mas, continua existindo.
“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz” – diz a prece de São Francisco de Assis em uma demonstração de que ele sabia o rumo que queria tomar, os sentimentos e pensamentos que queria cultivar, as ações que valorizava.
Isto significa que ele sabia o que NÃO queria fazer, o que NÃO queria cultivar dentro de si, o caminho que NÃO queria trilhar.
O egoísmo serve para discriminar, separar, facilitar a decisão, clarear variáveis, etc. Só assim São Francisco de Assis sabia o que ele queria fazer e o que não queria.
Só discriminando/separando o que é positivo do que é negativo, só revendo o certo do que é errado é que ele se tornou um grande homem.
São Francisco de Assis desprezou a família (o negativo que havia nela), para seguir sua vocação (gerar o positivo). Jesus fez o mesmo. Foram egoístas, e assim tornaram-se mestres. “Disseram”: vou colocar minha vida nas mãos de Deus, mesmo contra a vontade da minha família. Uma decisão radical, e a função do egoísmo é facilitar esta decisão.
O egoísmo é bom quando não empobrece a vida. Ao expandir a consciência é fundamental o egoísmo para poder ter racionalidade, eficiência e equilíbrio.
Já conheci mães que praticamente abandonaram seus próprios filhos para cuidar de outras crianças necessitadas. Um sintoma ruim de desequilíbrio.
Já conheci mães que cuidaram muito bem de seus filhos e ajudaram outras crianças necessitadas. Uma vida equilibrada e com muitas conquistas evolutivas.
Já conheci mães que cuidaram somente de seus filhos e nada ajudaram outras crianças necessitadas. Uma vida mais pobre de desafios e com menos evolução que a mãe que superou o desafio de cuidar dos seus e ajudar os outros.
Quem evoluiu mais foi quem teve a vida mais rica de desafios: cuidar dos seus e dos outros. Egoísmo e altruísmo em equilíbrio abre espaço para muito amor, dedicação, energia e satisfação (ou seja, dá intensidade à vida).
Deus organizou a vida muito bem.
Para equilibrar o egoísmo é preciso enriquecer a vida.
Este enriquecimento gera ações, que gera habilidades e qualidades pessoais que geram evolução, equilíbrio e sabedoria.
Estas habilidades e sabedorias estarão disponíveis para as pessoas em várias encarnações.
É uma vida melhor. Em nome de si mesmo e de toda a unidade da Vida, escolha este caminho de expansão da consciência.
Você pode se perguntar: porque o egoísmo é tão desqualificado? Porque pessoas de mente reativa têm sempre que ter alguma coisa para julgar, condenar e criticar.
Para atingir a mente neutra (mente clara) você tem que ser racional e observar com muita generosidade a realidade. Pense simples!
Você pode ter seu egoísmo, ele será importante para as suas tomadas de decisões. Porém, tome cuidado! Ele deve ser contrabalanceado por várias outras qualidades nobres e pela ampliação das variáveis presentes na sua mente.
Autor: Regis Mesquita
Este artigo faz parte de uma série de artigos que estou publicando cujo tema é EDUCAÇÃO PARA O ESPÍRITO.
Para ficar atualizado e saber dos novos artigos e das novidades do blog me siga:
http://twitter.com/mesquitaregis
https://www.facebook.com/ocaminhonobre/
Estude também:
A prática da caridade te ajuda a viver melhor e a criar amizades sadias
É o interesse que move o mundo. Saiba por que isto é bom para todos.
O que é ser humilde? Saiba como a humildade vai te ajudar a ter uma vida melhor
Um bom exemplo da diferença entre a mente reativa e a mente clara
Mente clara, a mente que abraça o amor
Aceitar viver a vida intensamente
Dica de estudo:
os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos 3 vezes. Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos. O aprendizado e o entendimento acontecem à medida que você estuda e memoriza os ensinamentos. Depois, pratique-os com perseverança.
Para ter o melhor aproveitamento, leia várias vezes cada texto do Blog Caminho Nobre.
Direitos Autorais:
Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.
Licença para reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, siga as instruções
nov 27, 2011 @ 02:45:42
SÃO FRANSISCO DE ASSIS! GOSTEI DO ESCLARESCIMENTO QUE VOÇE ESCREVEU QUANDO ELE ORAVA ENTÃO ELE ESTAVA ORANDO POR ELE MESMO E POR TODA HUMANIDADE? IMAGINO QUE ELE SOFREU BASTANTE PORQUE ERA UM SANTO E TINHA QUE CONVIVER COM PESSOAS DE ENTENDIMENTO DIFERENTE Á PESSOA HONESTA SÃO JULGADAS PELOS POVOS QUE NÃO COMPRIENDEM OS ONESTO SOFREM BASTANTE ASVEZES SÃO CALUNIADOS E JULGADOS QUAL Á GARANTIA QUE ESTADO DAR PARA UM PREGADOR VIVER LIVRES DE SENSURAS E CALUNIAS E CITUAÇÃO DESUMANAS.
mar 02, 2014 @ 20:09:59
Penso que quiseste dizer que não é fácil deixar de ser egoísta, porque certos comportamentos de renúncia pode se caracterizar como egoísmo num outro aspecto; então, encerro assim: Cada um ver com os olhos que tem.