Aceitar viver a vida intensamente

 

Quem desperdiça as oportunidades não pode reclamar de ter uma vida difícil.

 

 
Uma mulher me escreve e conta que terá que fazer exames médicos, pois está com suspeita de ter câncer. Desde que teve a notícia ela “travou” e não consegue fazer os exames. Ela me pergunta como superar o medo.

 

Esta mulher provavelmente passou grande parte da vida evitando ter experiências intensas. Portanto, sua mente não está preparada para lidar com o stress que é a possibilidade de ter uma doença grave. Ela perdeu as boas oportunidades de ter uma vida intensa, agora terá que enfrentar o desafio da intensidade em uma situação ruim.


 
O medo a domina. Ela não quer ter medo. Ela se treinou durante anos a querer isto, querer aquilo. Agora ela não quer ter medo. Quer superar o medo para fazer os exames. Portanto, ela tem dois trabalhos: 1) superar o medo. 2) ir fazer exames. O ego é um complicador. Ele agrega e dificulta. Além de ter que fazer exames, ela quer superar o medo.

 

A realidade é simples. Ela tem que fazer exames. Ela pode e deve fazer os exames com medo. Ela tem que deixar de complicar a vida e não colocar seus desejos em primeiro lugar.

 

Eu digo: tenha uma vida intensa. Faça o exame mesmo que esteja morrendo de medo (isto é intensidade). Priorize sempre a realidade e quase nunca seus desejos.

 

Os desejos são ótimos como dicas. Mas, não devem ser elevados à categoria de prioridade.

 

O lugar das perdas em uma vida boa

 

Vergonha – como superar este sentimento quase inútil no adulto? (o fator mínimo)

 

O Ego precisa de certezas

 

Ao contrário do que muitos pensam, os desejos são grandes dificultadores da vida intensa, pois eles pouco se ligam à realidade. Um sábio diz: “o ego, baseado no desejo, nunca quer estar ali (na realidade)”. A mulher não quer estar ali, com o medo e com a suspeita de câncer. Ela não quer, mas esta é a realidade. Ao criar mais desejos ela se distancia da simplicidade e do presente.

 

(Ela poderia dizer: “Senhor, eu estou aqui e aceito meu corpo do jeito que ele estiver: doente ou sadio”. Ao invés de desejo, aceitação. Mas, não é isso que faz –  a simplicidade acaba e aparece a complicação.)

 

A imensa maioria das vivências reais não comporta o querer ou não querer. Quando existe desejo, existe a poluição da realidade; tudo se complica e gera desgaste. O ser humano deve sempre seguir o foco prioritário e real da vida. Ou seja, combater o medo deveria ser a última opção desta pessoa. Mas, infelizmente se tornou a primeira. Suas prioridades mentais estão invertidas (ela quer perder o medo para depois fazer os exames).

 

Para que serve o desejo? O desejo serve para ajudar a pessoa a decidir, em algumas situações, para onde dirigirá seus esforços. É o que acontece quando a pessoa escolhe o curso no qual vai se inscrever no vestibular: o desejo facilita a escolha do curso (por exemplo: quero ser advogado).

 

O que é a vida intensa?

 

Exemplo: a vida intensa de uma pessoa que escolheu prestar vestibular é estudar muito para entrar em uma ótima universidade. O ego, normalmente, boicota esta vida intensa. Pois agrega, complica e dificulta. O ego poucas vezes quer estar ali, no presente, na situação. O ego tira a energia do presente e gasta esta energia em um jogo mental que traz poucos resultados práticos. (O estudante reclama que o professor deu muita matéria ou invés de agradecer pela matéria; diminuindo seu empenho no aprendizado – ou seja, tirando intensidade da sua ação. Ele faz isto porque sua mente está lotada de desejos: quero isto, quero aquilo. Normalmente vive desejando outras coisas ou situações.)

 

A vida intensa que a mulher deve ter é fazer os exames, mesmo com medo. E quanto ao medo? É uma dica para desenvolver (posteriormente) duas qualidades: capacidade de entrega e gratidão.

 

Concluindo: esta história é um bom exemplo de pessoas que tornam a vida mais difícil e mais sofrida do que ela poderia ser. Ao inverter prioridades e criar novos desejos ela complica mais ainda sua situação.

 

Preste atenção na sua vida. Você, muito provavelmente, também pratica esta inversão e aumenta a complicação da sua vida.

 

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/mesquitaregis

 

Regis Mesquita é formado em psicologia e terapeuta de vidas passadas em Campinas.

É autor dos livros Nascer Várias Vezes e A Espiritualidade no Dia a Dia (veja aqui)

 

consc2000@yahoo.com.br

 

 

Para você que está conhecendo o Blog CAMINHO NOBRE: este site se propõe a ter textos originais sobre a Educação do Espírito e o Fortalecimento da Mente. Os textos visam facilitar o entendimento dos treinamentos necessários para a evolução humana.
 

 

Aceite a realidade, trate-a como aliada. aceitar Eckhart Tolle

 

 

Para manter contato sugiro que você coloque este site entre seus favoritos. Na coluna à direita você pode assinar o RSS e receber os novos textos no seu email.

 

A coluna da direita do Blog foi planejada para você ter acesso ao link de dezenas de textos do blog. Use-a para conhecer outros textos.

 

Seja sempre bem vindo!

 

 

Você também poderá gostar:

 

Um bom exemplo de como os adultos empobrecem a própria vida

 

Os vários benefícios da evolução espiritual

 

Onde não há evolução o próprio indivíduo aumenta o sofrimento

 

Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

 

Corrigir erros, método certeiro para fortalecer a mente e ampliar a consciência

 

Tudo o que não provém do espírito é sempre pequeno

 

 

Torne-se disciplinado e capaz

 

 

Os textos do blog Caminho Nobre (escritos pelo autor Regis Mesquita) não podem ser adaptados ou alterados em qualquer forma. Você pode copiar, imprimir e distribuir gratuitamente os textos sem alterações, desde que sejam preservadas as fontes (nome do autor e link com o endereço do blog colocados no início e no fim do texto).

 

Não é permitido vender ou obter qualquer outro benefício financeiro usando os textos do Blog Caminho Nobre. O uso maciço dos textos do blog (mais de 1 texto) necessita da autorização escrita do autor.

 

 

blog-caminho-nobre-no-facebook

https://www.facebook.com/ocaminhonobre/

Anúncios

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. ROSANA BUENO
    set 28, 2010 @ 01:31:19

    Um amigo pediu seu contato e “te” joguei no Google e descobri seu blog… parabéns, vou acompanhar sempre. Abraços!

    Resposta

  2. Trackback: Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas | Caminho Nobre
  3. Trackback: O primeiro passo para mudar a realidade é mudar você mesmo | Caminho Nobre
  4. Trackback: A quietude da mente gera paz e serenidade | Caminho Nobre
  5. Trackback: Abro o meu coração para a realidade que a vida me oferece | Caminho Nobre
  6. Trackback: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor | Caminho Nobre
  7. Trackback: Aceitarei minha mãe como ela é | Caminho Nobre
  8. Trackback: Vergonha – como superar este sentimento quase inútil no adulto? (o fator mínimo) | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: