A felicidade do homem de mente clara (mente neutra) e o infeliz de mente reativa

 

Nem o pior dos teus inimigos pode causar-lhe tantos danos quanto você mesmo. Buda

 

 

Uma história real:

 

Estava o homem de mente clara (HMC) com seu carro pela rua da cidade. Na sua frente seguia o homem de mente reativa (HR). Os dois sequer podiam imaginar que no cruzamento seguinte seus carros quase trombariam. O HR entrou à direita, mas desistiu e bruscamente virou a direção para voltar para a avenida de onde vinha. O indeciso HR quase trombou no carro do HMC.

 

HMC se assustou e, para se defender, buzinou e desviou do carro que lhe ameaçava. Felizmente não aconteceu o acidente e ninguém se machucou. A tensão apareceu na vida do HMC e ela foi embora tão logo acabou o problema.  Todavia, não foi isto que aconteceu com o HR; a mente reativa responde à tensão desencadeando uma onda de reações, que prolonga a tensão. Desta forma o HR ficou nervoso e bravo. Com a cabeça para fora do carro esbravejava com o HMC, xingando-o por ter buzinado.

 

Nesta hora, o homem que estava em paz (HMC) lembrou-se de como era sua vida antes de ter a mente clara: reagiria ao xingamento ficando com raiva e infeliz. Este comportamento foi descondicionado; ele era livre para ser feliz e não responder ao estímulo negativo que o outro lhe mandava.

 

Ele aprendeu a não misturar-se com o sofrimento do outro. “O outro está infeliz; minha tarefa é buscar minha felicidade”. O HMC manteve sua paz; ficou relaxado e satisfeito enquanto escutava o outro gritar e xingar. O outro que xingasse à vontade, pois nada o afetava.

 

O sábio homem (HMC) foi embora satisfeito por ter testado sua conquista: a mente clara. Uma das bases da mente clara é a racionalidade: não deixarei de ser feliz por que uma pessoa está nervosa me xingando.

 

Um bom exemplo da diferença entre a mente reativa e a mente clara / mente neutra

 

Mente clara, a mente que abraça o amor

 

A verdade é a melhor forma de ser delicado

 

O esforço mínimo está em fazer bem feito

 

A vida é uma sequência de atitudes, uma encadeia a outra. A paz em uma situação ajuda a paz em outra situação. O HMC chegou em casa satisfeito e pronto para compartilhar coisas boas com sua família e seus amigos.

 

Existem dois pontos importantes nesta história:

1) A capacidade de processar o stress mais rápido e eficientemente. O stress acontece, atinge o topo e logo é diminuído brutalmente. É como pular em cima de uma cama elástica. O elástico absorve a força do corpo caindo. A mente clara / mente neutra absorve e não dá sequência ao impacto do stress.

 

A mente reativa, ao contrário, estimula a sequência do stress. Ela funciona reagindo (por isto se chama mente reativa). A mente explode em pensamentos e sentimentos sequenciais que perpetuam o stress. O que acontece se o estímulo não é um stress, e sim algo sutil, bom e nobre? A mente reativa tem muita dificuldade de dar sequência quando o estímulo é positivo. O HR poderia ter ficado super feliz por não ter batido o carro. Poderia ter ficado com o coração aliviado e feliz por não ter que pagar o conserto do carro alheio. Afinal, ninguém se acidentou, ninguém se machucou. Havia motivos mais do que suficientes para o HR ficar aliviado e satisfeito.

 

2) Os motivos nobres não têm força dentro de um cérebro reativo. Este tipo de mente está treinada para lidar com o negativo; ela sabe o que fazer com a raiva e fica indiferente ao amor. É por isto que no momento após o quase acidente o HR ficou raivoso. Ele fez o que estava treinado: usou a mente reativa e privilegiou o negativo. Poderia ter privilegiado o que era nobre (ex: ficar grato pelo HMC ter desviado o carro), mas não conseguiu.

 

O homem de mente clara/mente neutra recuperou-se rapidamente e manteve a serenidade. Ele não permitiu que o outro mandasse em sua mente, semeando a raiva e o negativo. Manteve-se feliz e relaxado, assim continuou sua vida e relegou o HR à sua insignificância.

 

O HMC sabe que é a oferta de amor e de serviço que criará vínculos sadios entre as pessoas. Se treinarmos para ofertar o que é nobre, poderemos gerar muitas coisas boas para a humanidade. Nós seremos os maiores beneficiados, pois é muito satisfatório ter a mente clara e gerar nobreza dentro de nós. Na realidade, viver com a mente clara / mente neutra é um dos maiores prazeres da vida do ser humano.

 

O estímulo que vem de outras pessoas deve ser insignificante, sempre que possível. Ocupe-se em produzir o que é nobre e justo. Oferte sua felicidade e sua capacidade de gerar tranquilidade onde imperar a desarmonia. Viva o que é nobre – este é um desafio para todos os instantes da vida.

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/saberespirita

 

 

Leia também:

 

Que a paz caminhe para dentro do meu coração

 

Pais, ensinem seus filhos a cultivarem a gratidão

 

Cientistas provam que eles mesmos são pouco evoluídos. Mente clara serve para melhorar a memória.

 

A importância de frustrar seus filhos

 

A arte de descobrir, sentir e cultivar os prazeres da vida

 

 

Muitas vezes não é o que vivemos e sim o que deixamos de viver que torna a vida complicada.

 

 

SOBRE OS TERMOS MENTE CLARA E MENTE NEUTRA

 

Em 2016 resolvi começar a substituir o termo mente clara por mente neutra. O termo mente clara foi cunhado LR Hubbard e usei aqui no Blog por muitos anos.

Todavia, muitas pessoas tinham grandes dificuldades de entender o sentido do termo mente clara. Durante anos procurei um termo que expressasse melhor o que queria explicar. Encontrei o termo mente neutra. Este termo (mente neutra) é mais fácil de ser entendido pelas pessoas.

O conceito é o mesmo. Mente clara é igual mente neutra. Por isto, você ainda encontrará aqui no Blog o termo Mente Clara.

 

 

 

Para você que está conhecendo o Blog CAMINHO NOBRE: este site se propõe a ter textos originais sobre a Educação do Espírito e o Fortalecimento da Mente. Os textos visam facilitar o entendimento dos treinamentos necessários para a evolução humana.

 

Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor, não podem ser adaptados ou alterados em qualquer forma. Você pode copiar, imprimir e distribuir gratuitamente os textos sem alterações, desde que sejam preservadas as fontes (nome do autor e link com o nome e endereço do blog colocados no início do texto).

 

Não é permitido vender ou obter qualquer outro benefício financeiro usando os textos do Blog Caminho Nobre. O uso maciço dos textos do blog (mais de 2 textos) necessita da autorização escrita do autor.

 

A coluna da direita do Blog foi planejada para você ter acesso ao link de dezenas de textos do blog. Use-a para conhecer outros textos.

 

Seja bem vindo! Volte sempre! Divulgue para seus amigos!

 

 

Conheça meu livro Nascer Várias Vezes 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: