O esforço mínimo está em fazer bem-feito

 

prisao-mental

 

 

Crenças erradas, trabalho dobrado (ditado popular)

 

  • “Sou feliz por pura preguiça. Ser infeliz dá um trabalho danado”. Esta é uma frase espirituosa e VERDADEIRA.

 

A maior parte das pessoas trabalha com a concepção mental de que fazer bem-feito dá MAIS trabalho, tirar notas altas na escola exige MAIOR esforço, e que precisa lutar MUITO na vida para ser feliz. Esta é uma conclusão típica da mente reativa. São crenças erradas que geram escolhas erradas. O pior resultado é a PERCEPÇÃO errada da realidade.

 

É verdade que para tirar notas altas na escola exige esforço. Mas, o esforço é muito menor que o esforço necessário para não aprender ou para aprender pouco.

 

É verdade que fazer bem-feito dá trabalho. Todavia, o esforço é muito menor do que enfrentar as consequências de fazer mal feito.

 

É verdade que é preciso se esforçar para ser feliz. Contudo, é um esforço muito menor do que aquele que é necessário para ser infeliz.

 

Existe uma LÓGICA na vida. A vida tem um Fluxo, para BLOQUEÁ-LO gasta-se mais energia do que para usufruí-lo.

 

Aqui cabe a analogia com a árvore (uma mangueira, por exemplo). Se ela quiser crescer e produzir frutos terá que se esforçar para ter os nutrientes. E se ela não quiser dar frutos? Ela terá trabalho dobrado. Ela terá que ficar bloqueando a sua natureza, sofrer com a falta de nutrientes e se enfraquecer. Ou seja, ela gastará o seu tempo e a sua energia criando sofrimentos para si. Somente assim conseguirá não frutificar.

 

 

A mente reativa gera muito esforço para pouco resultado

 

 

Exemplo:

Se uma pessoa vai à uma loja e não é bem atendida, ela ficará horas ou dias pensando na situação ruim, gerando tensão, criando fantasias e cultivando insatisfação.

O resultado? Nenhum.

Usufruto? Pouquíssimo.

Cansaço mental? Alto.

 

Ao ir à escola e não aprender a criança estará AUMENTANDO o seu esforço e terá um usufruto muito menor. Ela já tem o esforço de ir e assistir a aula, terá o esforço posterior de tentar novamente aprender. A cada nova matéria, por não ter base, será mais difícil aprender. O principal, não desenvolverá um conjunto de qualidades que somente surge se for cumprida a função central da proposta; no caso, a aprendizagem.

 

O conjunto de qualidades que DEIXARÁ DE DESENVOLVER na escola será: concentração, tolerância à frustração, perseverança, resiliência, entre outras. Todas são qualidades muito importantes que FACILITAM a vida de quem as possui. Por isto, o desenvolvimento de habilidades e qualidades DIMINUI o esforço necessário para atingir os objetivos na vida.

 

O esforço mínimo está em aprender MUITO. O esforço mínimo está em fazer bem-feito. O esforço mínimo está em desenvolver habilidades e capacidades.

 

Entendeu? O aluno que “não se esforça” para aprender terá mais dificuldades em todas as matérias. Além disso, ele não terá desenvolvido as habilidades e qualidades que facilitariam a sua vida. Tudo ficará mais difícil e complicado. Ele terá menos usufruto e mais dificuldades. O resultado? Péssimo.

 

 

 

 

Ainda tem dúvidas?

 

Lembre-se da sua vida. Houve uma época em que várias atividades cotidianas foram difíceis. Abrir a porta de casa, por exemplo. Quando criança, sem habilidade motora, abrir uma porta era um ato demorado, complicado e difícil. Você desenvolveu esta habilidade e abrir a porta se tornou fácil, simples e tranquilo. Seu esforço na vida deve estar direcionado para tornar a sua vida mais fácil, simples e tranquila. 

 

Algumas características da vida de quem desenvolve sabedoria, habilidades e qualidades:

  • as dificuldades são mais facilmente superadas,
  • mais situações possuem desfecho positivo,
  • a vida corre com mais serenidade,
  • novos aprendizados acontecem mais rápido e fácil.

 

O sentido da evolução e do ganho de sabedoria humano é: do difícil para o fácil, do complexo para o simples e do imaturo para o maduro (veja mais).

 

Ao fazer bem-feito você desenvolve habilidades e qualidades que te servirão em várias situações da vida. Para limpar bem uma casa a pessoa tem que desenvolver a atenção, por exemplo. Esta mesma atenção poderá ser usada em várias outras situações (para assistir uma aula, por exemplo). Ou seja, o esforço bem direcionado hoje é um grande poupador de esforços ao longo da vida.

 

Repetindo: o ESFORÇO bem direcionado e de alta intensidade produzirá ótimos resultados de aprendizado e novas qualidades. Sempre será o POUPADOR de esforços futuros.

 

O menor esforço é sempre aquele que permite um ótimo aprendizado e o desenvolvimento de sabedorias, qualidades e habilidades.

 

 

Se você quer ser uma boa pessoa deve desenvolver sabedoria, habilidades e qualidades

 

 

Seja um aproveitador de oportunidades e um poupador de esforços

 

As pessoas mais sábias são as que mais aproveitam as oportunidades e mais poupam esforços. Cada desafio da vida é vencido com mais facilidade porque elas JÁ DESENVOLVERAM muitas qualidades. Agora é a sua vez de desenvolver qualidades, habilidades e sabedorias e colher os benefícios do seu esforço bem direcionado e na intensidade alta.

 

  • Para desenvolver estas qualidades, habilidades e sabedorias você deve APROVEITAR as oportunidades da vida para treinar e se aprimorar.

 

Se você desenvolver muitas qualidades você será sábio e terá uma vida mais dinâmica e mais produtiva. Afinal, quem tem bons resultados na vida sempre está pronto para aprender mais, conquistar mais, ajudar mais, servir mais. Quem tem mais sabedoria sempre terá mais equilíbrio, mais bom senso, mais boa vontade, mais motivação, mais energia, mais resolutibilidade.

 

 

As crenças dos sábios que cultivam a Mente Neutra

 

1 – A planta bem cuidada é que cresce mais rápido.

Se ofereça sempre o MELHOR. O melhor é APRENDER MUITO, desenvolver habilidades, capacidades e sabedorias.

 

2 – A planta que é valorizada com a água e com adubo é a que se transforma positivamente. 

Quando você aproveita as oportunidades e se propõem a fazer bem-feito a vida vai se transformando positivamente. Cada situação da vida irá te obrigar a desenvolver novas qualidades. Assim você vai se tornando sábio e competente.

 

3 – Que eu não veja as minhas oportunidades com descaso ou desprezo.

Sua tarefa é aproveitar as oportunidades. Algumas vezes você poderá escolher. Na maioria das vezes você não poderá escolher. Você deve aproveitar a oportunidade que tiver, da forma que vier. Submeta-se à realidade, faça bem-feito e desenvolva qualidades. Assim você se fortalecerá. Assim você se aproximará da Mente Neutra.

 

4 – Mesmo que minhas oportunidades sejam poucas vou me esforçar muito para aproveitar o máximo que puder.

O sábio não é quem teve as melhores oportunidades ou teve grandes oportunidades. O sábio se formou ao aproveitar as pequenas oportunidades. Oportunidades raras ou abundantes não mudam quase nada: você deve se focar em aproveitá-las. Uma das característica da sabedoria é não desperdiçar. O sábio evita DESPERDIÇAR oportunidades, recursos, etc.

 

5 – Silencie em minha boca as palavras de frieza, desconsideração e negligência.

Tem gente que despreza a sua realidade ou se desqualifica. Ela gasta muita energia se boicotando, se bloqueando, se iludindo. O sábio pensa: a realidade e “o que eu sou” são as bases que usarei para ir mais longe, conquistar mais, realizar mais. O sábio valoriza a realidade. O sofredor sempre sonha com algo diferente. O resultado é que a vida do sábio segue em frente com aprendizados e mais sabedoria. A vida do reclamão (de mente reativa) tende a ficar estagnada, complicada e com muito desgaste para menos resultado.

 

6 – Encha minha mente de palavras de incentivo e de atenção com tudo o que estiver à minha volta e ao meu alcance.

Observe esta situação e aprenda com ela:

Muitos anos atrás uma pessoa plantou um pé de goiaba. Cuidou bem dele. Ele cresceu e todo ano dá muitos frutos. O dono não consegue comer tantos frutos. As goiabas acabam caindo e gerando muita sujeira. Ele está pensando em cortar o pé de goiaba.

 

O que você poderia dizer para ele? Afinal, ele vai perder o prazer de ter goiaba em casa (motivo pelo qual ele plantou a árvore).

 

O que aconteceu é que cada ganho, cada qualidade, cada habilidade geram novas situações de vida e temos que aprender com elas. O senhor que plantou a goiabeira tem muita dificuldade de compartilhar os frutos de sua vida. Aquilo que não compartilhamos torna-se um tormento em nossa vida.

 

Vamos mandar uma mensagem para ele:

“Senhor dono do pé de goiaba,

Você plantou e cuidou da árvore. Ela retribuiu com fartura. A fartura está se transformando em sujeira porque você não está OBSERVANDO a realidade.

Preste atenção! Esta é uma boa oportunidade de compartilhar com outras pessoas. Este é o seu desafio no momento. Fique feliz com este novo desafio.

Tudo de bom e de ruim que acontece conosco transforma a realidade e temos que prestar atenção para saber o que TEMOS QUE APRENDER nesta nova situação.

Paz e Bem!”

 

Estar feliz em servir o outro é uma das maiores habilidades do sábio. Estar grato pelos desafios e dificuldades também é uma habilidade necessária. A realidade, da forma como ela é, sem nenhuma mudança, é capaz de nos trazer muitas coisas boas. Para aproveitar temos que aprender, superar desafios, nos esforçar NA DIREÇÃO CERTA, valorizando o que existe e com o sincero desejo de retribuir tudo de bom que recebemos.

 

 

 

 

Você recebe muito, falta aproveitar e retribuir

 

Quando você começar a aproveitar intensamente as oportunidades verá que VOCÊ RECEBE MUITO.

 

  • A verdade:

Você fará o menor esforço se fizer bem-feito. O máximo de facilidade virá quando você desenvolver sabedoria, habilidades e qualidades.

 

Mude suas crenças! Aproveite os ensinamentos do Caminho Nobre para facilitar sua vida, fortalecer a sua mente e elevar as suas vibrações.

 

 

ATENÇÃO: no final desta página você encontrará uma ORAÇÃO que te ajudará na memorização da mensagem deste texto. Vale a pena conhecer e praticá-la.

 

Autor: Regis Mesquita

Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com

 

https://twitter.com/mesquitaregis

 

 

Para aprender mais e desenvolver a sua sabedoria RECOMENDO o estudo do livro

A Espiritualidade no Dia a Dia

 

 

 

Leitura complementar:

 

Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

 

Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor

 

A arte de aumentar o próprio sofrimento

 

Pessoas que sofrem por causa da mente reativa

 

Mentalização: ótima opção para descansar a mente e sair do negativismo

 

Me aceito em minhas fraquezas, para viver minha força

 

Entenda como o Blog Caminho Nobre pode te ajudar na sua vida

 

 

 

Centenas de imagens com belos pensamentos para você compartilhar.

 

 

 

Oração

 

  • O SÁBIO ACORDA AGRADECENDO

 

Obrigado, Senhor, pela vida que tenho.

Me ajude a ser cada dia melhor.

Não permita que eu despreze o que tenho.

Ao contrário, Senhor, me ajude a valorizar tudo.

A planta bem cuidada é que cresce mais rápido.

A planta que é valorizada com a água e com adubo é a que se transforma positivamente.

Que eu não veja minhas oportunidades com descaso ou desprezo.

Mesmo que minhas oportunidades sejam poucas vou me esforçar muito para aproveitar o máximo que puder.

Silencie em minha boca as palavras de frieza, desconsideração e negligência.

Encha minha mente de palavras de incentivo e de atenção com tudo o que estiver à minha volta e ao meu alcance.

Neste dia serei generoso comigo: valorizarei positivamente minhas ações e minhas oportunidades.

Eu agradeço! Sei que tenho aproveitado pouco as oportunidades que tenho.

Me ajude a acabar com aquela pessoa que sempre reclamava.

A partir hoje está nascendo uma nova pessoa que vai aproveitar ao máximo o que realmente é importante para minha vida.

Hoje eu respiro fundo dez vezes.

Solto lentamente o ar pensando:

“obrigado pelo dia que tenho hoje.

Que eu seja digno de aproveitá-lo muito bem.

Que eu seja capaz de fazer bem-feito o que tenho que fazer.

Que eu esteja pronto para espeitar a mim e às outras pessoas.

Que eu termine o dia sabendo mais do que sei agora.

Obrigado! Obrigado!”

 

Autor: Regis Mesquita

 

  • DICA DE LEITURA:

Obrigado por me dar desafios que não quero
Mentalização 30, do Blog Caminho Nobre
https://caminhonobre.com.br/2014/11/17/obrigado-por-me-dar-desafios-que-nao-quero/

 

 

  • ORAÇÕES DO APLICATIVO DIA A DIA ESPIRITUAL

 

Pratique as orações do aplicativo Dia a Dia Espiritual

 

Leituras, vídeos e orações para se manter sempre sintonizado na Espiritualidade.
Mais paz, calma e relaxamento em sua vida!

 

BAIXE agora o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu1851344.gpufbe016b216e30e8ce90f2b06e38b55c8

 

 

 

 

Anúncios que porventura apareçam neste blog são de inteira responsabilidade do WordPress, que é o destinatário dos lucros com eles obtidos, e não têm absolutamente nenhuma relação com o conteúdo ou com o responsável pelo Blog Caminho Nobre.

 

A única venda que este blog indica são os livros de seu autor, Regis Mesquita. Todavia, entendo que o WordPress, que hospeda gratuitamente este blog, tem que ter seus próprios meios de sobrevivência.

 

 

 

 

Licença e limites para a reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, siga as instruções

 

 

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. alciney pacheco
    jul 13, 2012 @ 01:40:15

    e muito bom saber como lhe dar com tal situacao,qundo ela esta dentro de voce a psicologia nos traz isso mesquita…o q for possivel de conteudos interessantes eu o quero le e re-le.obrigado

    Responder

    • regismesquita
      jul 15, 2012 @ 11:56:00

      Alciney, coloque o blog Caminho Nobre nos seus favoritos e venha visitá-lo de vez em quando. Sempre haverá novos textos para ajudar os leitores. Abraço, Regis Mesquita No twitter: @mesquitaregis

      Responder

  2. Trackback: Mentalização para a maior de todas as vitórias | Caminho Nobre
  3. Trackback: A quietude da mente gera paz e serenidade | Caminho Nobre
  4. Trackback: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: