Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas

 

 

 

 

Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas.

 

Quando a pessoa consegue valorizar o que existe, ela se foca no presente. Este é um dos grandes segredos da satisfação e da simplicidade. Portanto, não desperdice sua vida correndo atrás de ilusões e desprezando o que é real.

 

Tenha metas, tenha objetivos. Mas, se apegue ao presente porque é nele que se constrói um futuro bom. O presente é um momento pequeno e sagrado; quem acolher o que existe nele viverá melhor. Portanto, o primeiro passo é prestar atenção e valorizar este momento. O segundo passo é aproveitar as oportunidades. Exemplo: o estudante que aproveita o presente para estudar aprende mais e aumenta sua autoestima.

 

A principal habilidade das crianças é se focar no presente e na simplicidade. Jesus Cristo nos convidou a voltarmos a ser criança para agirmos com simplicidade. Crianças são mestres em transformar momentos comuns em momentos de muito prazer. Para eles tudo que é bobo é fonte de alegria. Será que eles estão errados? Ou será que os adultos vivem melhor?

 

A capacidade de focar a atenção no que existe e buscar viver bem é uma arte. Uma arte que as crianças crescem e esquecem. Tornam-se adultos menos satisfeitos. O segredo é aproveitar o presente – preste atenção e valorize o que está no aqui-agora. É daí que você deve tirar sua satisfação. No aqui-agora, o presente, tudo é pequeno. Mas, é o suficiente.

 

Aproveitar o que existe é a base da racionalidade. Quem é racional aumenta sua capacidade de resolver problemas, inovar, recriar, reciclar, transformar, aproveitar, etc. Simplicidade mais racionalidade transforma a vida das pessoas para melhor.

 

A mente focada nos desejos, no que não existe ou no complicado, se desgasta e fica sem energia. O corpo cansa e precisa sempre de novas ilusões/desejos para se motivar. Este é o motivo pelo qual as pessoas de mente reativa sempre reclamam de cansaço, falta de energia e falta de tempo.

 

Os benefícios da vida focada no presente vão além da racionalidade e da satisfação. O corpo, incluindo a mente, deve ser continuamente recarregado de energia. O usufruto do que é real nos coloca em uma posição privilegiada para receber, absorver e emanar a energia do ambiente; esta troca constante é fundamental para a vitalidade do corpo.

 

Aproveitar o que existe, focar no presente, também permite que o corpo funcione de forma mais eficiente. Explico: o corpo deve oscilar entre momentos de descanso e momentos de atividade. O corpo cuja mente está focada no presente descansa durante vários momentos ao longo do dia. O resultado é mais bem estar e mais eficiência.

 

As “coisas mais bobas” só são consideradas bobas por aquelas pessoas que estão presas em fantasias grandiosas e desperdiçam a própria vida. Eles não querem ser bobos, por isto desprezam a realidade, desprezam a própria vida para se acharem espertos.  Eu digo: é muito mais difícil alguém ser feliz desprezando a própria vida. E o pior: ainda se acham espertos ao escolherem o caminho mais difícil.

 

As “coisas bobas” são um presente de Deus, valorizá-las é fundamental. Elas abundam em nossa vida; é só prestar atenção e ter boa vontade para usufruir. Vivendo intensamente o que existe, você produzirá a paz, a eficiência e a suavidade. Produzirá constantemente aquilo que os desperdiçadores chamam de “momentos especiais” (momentos raros para as pessoas que desprezam a realidade).

 

Resumindo: o que é simples e pequeno abunda na vida das pessoas. Aproveitar estas oportunidades significa gerar muito prazer (o melhor prazer que existe). Significa aprender a se focar e usufruir. Tudo de modo simples, mas constante e repetitivo.

 

É a vida daquele casal que ao retornar do trabalho conversam, se abraçam, sorriem e ficam felizes por terem um ao outro como amigos, como amantes e como fonte de bem estar. Todos os dias, aproveitam a simplicidade de terem um ao outro. Com estas pequenas escolhas se constroem grandes motivações para viver melhor – e mantém a chama do amor e do carinho acesa.

 

desejos infindaveis buda

 

Resumindo:
 

De dentro para fora: as pessoas devem valorizar e aproveitar o que existe de melhor dentro de si. Use tudo de mais nobre e belo que há dentro de você; é assim que você intensifica as vibrações nobres. (leia mais aqui:  https://caminhonobre.com.br/2012/03/01/boas-vibracoes/ )
 

De fora para dentro:  as pessoas devem valorizar e aproveitar o que já existe. Use tudo que estiver à sua disposição para aproveitar as oportunidades e viver melhor.

 

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/saberespirita

 

 

Gostou deste texto?

Recomende esta postagem no G+, compartilhe no Facebook, retuite ou mande o link deste texto por email.

 

 

Para refletir:

 

É sua atitude que cria seu futuro.

A melhor forma de criar um bom futuro é aproveitar as oportunidades que estão no aqui-agora.

Se acostumar a desperdiçá-las, perderá muito mais do que oportunidades.

Perderá a força e a experiência que surgem quando a luta é firme.

Para construir uma vida nova comece aproveitando muito as oportunidades que estão hoje na sua frente.

 

Regis Mesquita

 

 

Leia também:

 

Exercícios de Sensibilidade e Sintonização – para praticar e fortalecer a mente

Lista com todas as mentalizações do Blog Caminho Nobre

Corrigir erros, método certeiro para fortalecer a mente e ampliar a consciência

Lei da Oferta e exercícios para se desidentificar do ego

O lugar das perdas em uma vida boa

O menino que não sabe ser feliz (desejos criando sofrimentos)

 

 
Cada oportunidade não escolhida é uma luz que deixa de brilhar.

 

 
Dica:

Receba todos os novos textos do blog Caminho Nobre no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição).

É simples! É rápido! É fácil!

 

 

Leia: mensagens espirituais inspiradas nos ensinamentos do livro Nascer Várias Vezes

 

 
Direitos Autorais:
Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Anúncios

18 Comentários (+adicionar seu?)

  1. maria teresa alvarez lopes rocha
    mar 24, 2012 @ 00:30:51

    Olá Regis, somos colegas de profissão e de pensamentos, pois compartilho com vc as mesmas idéias. Estou sempre lendo seus comentários e acho simplesmente lindos. E este ultimo em particular me tocou muito , pois esse é o meu pensamento a respeito da vida. Deus nos deu tantas coisas maravilhosas que é impossível não ter motivos para estarmos de bem com a vida. Parece fácil falar, mas se pensarmos bem e começarmos a olhar ao nosso redor com olhos atentos veremos como a vida nos oferta com coisas boas e que geralmente são as coisas simples da vida, sim porque o belo esta´no simples e não no que é complicado, no muito elaborado. E´preciso ter sensibilidade e simplicidade para ver que o segredo de uma existencia plena e feliz está nas coisas simples da vida , por isso consigo ver a vida de um jeito alegre e feliz, pois descobri o que realmente importa. Um abraço e parabens pelos seus artigos. Estou esperando ansiosa pelo seu livro, pois sou apaixonada por esses assuntos. Teresa.

    Responder

  2. regismesquita
    mar 24, 2012 @ 02:44:40

    Maria Tereza, seja sempre bem vinda. Quando lançar o livro irei lhe avisar.
    Abraço,

    Regis Mesquita

    Responder

  3. Souraya
    maio 20, 2012 @ 19:26:38

    Olá Régis,

    Estou adorando o seu espaço, você é com certeza uma alma muito nobre!
    A forma como escreve é tocante, pois nos transmite amorosidade e verdade.
    Me sinto muito grata e feliz de estar encontrando gente tão boa em meu caminho… E você faz parte dessa lista especial que está ficando cada vez mais extensa! Seja de que forma for o importante é a troca de energia, e você com certeza está contribuindo muito para esse novo mundo que desponta!
    Deus te abençoe e oriente em cada passo do caminho.

    Sempre na Paz, no Bem e na Luz!
    Um grande abraço,
    Souraya.

    Responder

  4. Edson
    maio 25, 2012 @ 03:44:04

    Deus te abençoe e oriente em cada passo do caminho.

    Responder

  5. claudet silva
    jun 15, 2012 @ 17:33:16

    muito bom os teus artigoa.bj

    Responder

  6. Felipe
    set 03, 2012 @ 14:00:50

    Parabéns pelo texto. Penso de maneira muito parecida. Abç!

    Responder

  7. Diana Enriquez
    dez 02, 2012 @ 07:18:36

    Muito boa a sua forma de expressão. As matérias e análises são grandiosas e nos cativam totalmente.
    Já tinha lido alguns textos muito bons, mas hoje descobri a sua extensa obra que sempre se debruça no aprimoramento do ser humano, não esquecendo o seu sentido crítico mas construtivo, dentro do mundo em que vivemos. Gostaria muito de comprar o seu livro, mas vivo em Lisboa, de forma que vou falar com uma amiga do Brasil ver que possibilidades existem. Muito grata pela sua atenção e que o seu caminho continue na Paz e na Luz. O mundo agradece na certeza. Um abraço.

    Diana Enriquez

    Responder

  8. Trackback: Usufruir a vida. O que, de verdade, significa isso? « Caminho Nobre
  9. Juscelino Pereira dos Santos
    set 16, 2013 @ 20:56:29

    Saudações, Regis
    Acabei de descobrir seu blog e, pelo que li, acho que tenho motivos de sobra para continuar lendo o que você escreve. Achei muito positivas as suas mensagens. E é exatamente disso que estamos precisamos. Valeu, Regis!

    Responder

    • regismesquita
      set 17, 2013 @ 13:14:34

      Juscelino,

      Obrigado pelos elogios. Seja bem vindo.

      Uma dica: os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos 3 vezes. Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos. O aprendizado e o entendimento acontecem à medida que você estuda e memoriza os ensinamentos. Depois, pratique-os com perseverança.

      Responder

  10. Silvestre
    jun 14, 2014 @ 22:28:57

    Olá Regis, moro em Recife logo que descobri seus textos na busca por resposta estou muito mais maduro na visão espiritual, aproveito para convida lo a planejar uma visita ao Recife e sugerir criar um espaço Regis Mesquita do Recife para sempre vir e nos ensinar e espalhar suas palavras.Meu amigo que seus anos de vida sejam duradouros e felizes.

    Responder

    • regismesquita
      jun 17, 2014 @ 22:33:59

      Silvestre,
      quando for em recife te avisarei. Obrigado pelos elogios.
      O Blog está sempre sendo atualizado. As vezes com novos textos, as vezes com mais informações em textos antigos.
      Esteja conosco!

      Responder

  11. Jozélia Leite
    fev 12, 2017 @ 12:54:57

    Amei seu texto. Peço permissão para levar comigo. Como muito carinho vou colocar na minha vida diária. Grata.

    Responder

    • regismesquita
      fev 14, 2017 @ 09:48:35

      Seja bem vinda, Josélia. Você está correta. Devemos usar os ensinamentos na vida diária. Porque eles precisam ser praticados para firmar raízes sólidas em nosso interior.
      Convide seus amigos e familiares para também estudarem e praticarem os ensinamentos.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: