Desocupe sua mente e tenha paz

 

consumismo

 

Por Regis Mesquita

 

O ser humano não consegue manter na consciência, ao mesmo tempo, um grande conjunto de informações.

 

Ele privilegia algumas informações e despreza outras. Este é o motivo pelo qual a maior parte das pessoas, quando estão procurando o número de uma casa, abaixa o som do rádio do carro. Aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, é assim que o cérebro funciona, ele precisa  “liberar” espaço na mente para a consciência se focar mais intensamente na procura do número.

 

O som de rádio ocupa um espaço precioso da consciência. Muito mais espaço é ocupado por pensamentos/sentimentos que impregnam a mente durante dias, meses ou anos.

 

Estes pensamentos podem dominar a mente e tornar as pessoas viciadas nas sensações e sentimentos que eles propiciam. Isto faz com que elas se INTERESSEM E MANTENHAM na consciência as informações que justificam os pensamentos dominantes. Uma pessoa com ideias fixas em violência precisará de informações relacionadas a este tema; ele sempre precisará destes conteúdos para manter seus pensamentos, sensações e sentimentos focados no tema violência. É um vício que faz com que ele despreze as outras informações e se mantenha fortemente relacionado a estas.

 

Funciona assim: a pessoa “escolhe” um conjunto de temas e se foca neles. Gasta seu tempo e ocupa sua mente com estes conjuntos de ideias, crenças, sentimentos e sensações.

 

As informações desprezadas são de vários tipos. Aqui no Blog Caminho Nobre existe uma preocupação especial com as informações que são emanadas pelo espírito e que NÃO conseguem espaço para influenciar de modo mais relevante a consciência.

 

Na realidade são poucas as pessoas que aquietam e esvaziam a mente para conseguir perceber e valorizar o que vem de DENTRO PARA FORA.

 

Se você aprender a escutar o seu espírito seu destino será diferente. Com certeza, você alcançará níveis mais elevados de consciência e evolução espiritual.

 

A mentalização abaixo está relacionada à necessidade de desocupar a mente para que as informações do espírito possam ter maior presença na vida da pessoa.

 

 

Reflita: os pensamentos que estão em minha mente, neste momento, serão capazes de gerar sentimentos nobres e uma vida saudável? Desocupe sua mente

 

 

A MENTALIZAÇÃO

 

Comece com um questionamento:

“O que mais ocupou a minha mente até este momento do meu dia?”

Observe os temas que ocuparam sua mente. Talvez você não perceba outra forma de agir, pensar e sentir. Agora é a hora de ter CONFIANÇA de que você NÃO precisa destes pensamentos te controlando. Mesmo que os sentimentos e pensamentos sejam corretos eles devem ocupar muito menos espaço em sua mente.

 

Repita para você mesmo:

 

“Eu confio!

Confio que posso ficar sem me ocupar com estes pensamentos.

Eu confio! Mesmo que seja difícil confiar.

Me desligo destes pensamentos e respiro fundo e lentamente.

Eu confio, por isto não penso em nada.

Eu me entrego para o esforço de parar todo pensamento.

Não substituirei por nenhum outro pensamento.

Deixarei vir o vazio. Confio que é ele que me desligará destas preocupações.

Agora entendo que sou viciado nestes pensamentos.

Procurarei minha paz aceitando criar o vazio.

Por isto, decido parar estes pensamentos todas as vezes que eles vierem.

Eu confio que o vazio é curador.

Vou produzir a paz dentro de mim, vou parar estes pensamentos”

 

Autor: Regis Mesquita

[Mentalização 27, do blog Caminho Nobre].

 

ESTUDE: Mentalização: ótima opção para descansar a mente e sair do negativismo

 

 

Livro A Espiritualidade no dia a dia, usar o cotidiano para treinar a mente e facilitar a evolução espiritual.

COMECE O TREINAMENTO HOJE:

MANTER A MENTE NEUTRA, NO PRESENTE E

COM SENSIBILIDADE PARA ESCUTAR O PRÓPRIO ESPÍRITO.

CLIQUE AQUI!

 

 

Explicando a mentalização:

 

A confiança é fundamental para atingir níveis mais profundos de desapego e de inibições das preocupações.

 

Você tenta criar o vazio; se treina para paralisar (diminuir muito) os pensamentos. Sua mente resiste; ela boicota esta paralisia de várias formas. Lembre que sua mente está viciada nestes pensamentos. Ela lutará para manter tudo igual.

 

Tenha perseverança e mantenha esta mentalização por meses, até que a sua mente se acostume com o prazer de entrar no vazio. Aos poucos, você experimentará este vazio e entenderá melhor sua importância. Ele provocará uma calma na mente, um relaxamento corporal e aumentará a percepção do que é sutil e muito importante para o espiritual.

 

Não tente substituir um pensamento por outros. No início pode ser bom, mas depois inviabilizará as transformações mais importantes. Mantenha-se firme na criação de um vazio.

 

A ideia é gerar paz e menos tensão.  Conquiste a serenidade e clareza mental não permitindo que sua mente fique tagarelando.

 

Lembre: o vazio passará a ocupar uma parte do seu dia. Junto virá a clareza mental, que você usará para superar desafios. Também haverá espaço para o cultivo de pensamentos e sentimentos nobres; pensamentos de gratidão, por exemplo.

 

 

Pratique os exercícios espirituais e mentais do Blog Caminho Nobre. Fortaleça sua mente e eduque seu espírito.

 

 

Imagem:

 

Um pensamento se liga a outro pensamento, que se liga a outro e assim por diante. É uma corrente com muitos elos. Existem várias destas correntes funcionando na sua mente, o tempo inteiro. Dá muito trabalho e gera muita confusão mantê-las superativas. A mente cansa, desvitaliza e se estressa.

 

Algumas pessoas dizem: pense positivo. Ou seja, querem colocar em evidência as correntes de pensamento mais positivas. Isto não basta! É uma ilusão! Pensamentos em sequência são quase sempre tóxicos. Não importa se são positivos ou negativos (o texto deste link te ajudará a compreender). É necessário criar um estado mental que permita com que a maioria destas correntes de pensamento se quebrem e não tenham continuidade.

 

A imagem é o abismo.

 

Os pensamentos se ligam compulsivamente até que caem num “abismo” e não conseguem mais se ligar a nada. De tanto cair no abismo (vazio), estas sequências de pensamentos ficam cada vez mais fracas ou desaparecem.

 

Faça assim quando perceber uma sequência de pensamentos: imagine um abismo no qual os pensamentos caem dentro dele e não se ligam à nada. Sinta uma liberdade, uma aquietação, um relaxamento. Repita esta imagem quantas vezes forem necessárias.

 

Te convido a se aprofundar assistindo este vídeo do Canal Caminho Nobre do Youtube

 

 

Para refletir:

 

VOCÊ ESCUTA O QUE SEU ESPÍRITO LHE COMUNICA?

 

Inspirações, intuições, interesses, sentimentos de bem estar e familiaridade são formas do espírito orientar consciência.

O espírito manda mensagens e estímulos para a consciência. Ela escuta? Ela presta atenção?

O espírito inspira a pessoa a ter uma vida mais simples e frugal. O orgulho (EGO IMATURO) diz para a pessoa buscar seu prazer em vaidades, status, desejos, sonhos, etc.

Quem a pessoa escuta? A realidade mostra que as pessoas escutam mais o orgulho. Relegam para um segundo plano o que o “sopro da sua consciência” diz.

Desta forma, a pessoa se distancia do caminho que o espírito quer que ela construa.

A pessoa deve ter muito desapego para abrir mão das escolhas do orgulho (ego imaturo) e seguir o que o espírito inspira.

Ou seja, ela se desapega dos benefícios do orgulho para experimentar a nova vida baseada no caminho espiritual.

O orgulho torna-se menor (porque o ego vai amadurecendo) e o espírito pode ser melhor escutado. O espírito dirige e o orgulho vai ficando cada vez menor (o ego maduro fica em silêncio para escutar o espírito, o ego imaturo faz confusão e agitação para esconder as emanações do espírito).

Aos poucos, sua sensibilidade para escutar e perceber as influências do próprio espírito vai ficando cada vez maior.

Vai chegar um momento que não é mais o ego quem controla. Quem controla a sua vida é seu espírito, muito mais vivido e experiente.

 

Atenção:

Para desenvolver a sensibilidade, para perceber e valorizar o que vem do espírito sugiro a leitura do livro “A Espiritualidade no Dia a Diahttps://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C

 

Autor: Regis Mesquita

 

 

Paz de espírito é quando há silêncio dentro da mente

 

 

 

Leia também:

 

Ao invés de ampliar seus desejos, amplie sua consciência

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

Serei um aproveitador de tudo que há em mim

 

Esteja presente em suas ações e ganhe um presente da vida

 

Vídeo: como largar o vício de pensar

 

Autossabotagem: Fernando Pessoa descreve como a autossabotagem dirige a vida da imensa maioria das pessoas

 

Instale o aplicativo DIA A DIA ESPIRITUAL no seu celular

 

 

 

PS: agradeço às pessoas que acompanham o Blog Caminho Nobre, seja recebendo as mensagens via email, sendo seguidoras ou visitando-o de vez em quando. De “boca em boca” os números estão aumentando. Sua participação na divulgação do blog é fundamental.

Obrigado!

 

 

Licença e limites para a reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, siga as instruções

 

 

favoritos

 

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Julia Nara
    jan 19, 2014 @ 18:34:21

    Regis, percebo que você escreve com o coração e pratica o que escreve. Venho sempre visitar seu blog e sempre saio daqui em paz e com muito aprendizado. Que Deus te ilumine neste seu belo trabalho. Jamais desista de nos ensinar. Pretendo ler seu o ebook do seu livro.

    Responder

  2. Trackback: O paradigma da montanha russa explica o porquê da sua pouca satisfação com a vida | Caminho Nobre
  3. Neilimar Fanticheli
    maio 30, 2014 @ 17:11:53

    Descobri a pouco dias o blog e estou adorando. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e aprendizado com a gente.

    Responder

  4. Trackback: Aceitarei minha mãe como ela é | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: