Viva simples, mas viva Intensamente

 

O que te leva à grandeza é começar de onde você está e usar o que você tem.

 

A tarefa do ser humano é viver intensamente. Esta intensidade é importante para o espírito conseguir se expressar mais facilmente.

 

É muito mais fácil viver intensamente quando se tem uma vida simples. Por isto, jamais confunda uma vida simples com uma vida simplória e superficial.
 

Uma vida simples acontece quando damos profundidade, coerência e autenticidade em nossas ações, pensamentos, sentimentos e sensações.

 

Quando o ser humano caminha na superficialidade ele acaba prisioneiro dos seus desejos, das suas imaturidades e da cultura que o envolve. Basicamente, ele usa a mente reativa que é negativa em sua essência. O resultado é a insatisfação.

 

Quantas pessoas você conhece que consideram a vida corrida? Ou dizem que o tempo está passando muito rápido? Estas sensações são sintomas de vida superficial (múltiplos desejos mais a dispersão de esforços). A mente reativa nunca permite que a pessoa esteja plenamente presente. Ao não estar presente, a mente não percebe o passar do tempo.

 

(Lembre: perceber é primeiro passo para usufruir. Estar presente é a condição para perceber.)

 

A superficialidade e os múltiplos desejos tornam a vida das pessoas complexas. Para agravar, o culto do ego torna as pessoas cada vez mais dependentes do que é exterior.

 

Neste modelo de vida dificilmente conseguimos viver intensamente, com coerência e autenticidade.  E sem estas características a força do espírito, o conhecimento do espírito, a sensibilidade do espírito, e todos os recursos do espírito ficam INIBIDOS.

 

As origens da simplicidade: a sabedoria e a autoprivação.

 

Exemplo: uma pessoa gostava de acampar. Mas, poucas vezes acampava porque sua vida era ocupada por centenas de outras necessidades e vontades.

 

Por ter acampado pouco, tinha pouca experiência. Pouca experiência profunda. Aquela experiência que somente é adquirida com a repetição e com a busca de soluções para novas situações.
 

 

Exercícios de Sensibilidade e Sintonização

 

Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

 

Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

 

 
A dispersão de interesses e a multiplicação de desejos tornam todas as “experiências” muito superficiais. Começa, abandona, muda o foco, dispersa, não cria, não constrói. Pouca sabedoria surge daí.

 

A autoprivação é a principal forma de bloquear esta DISPERSÃO. Não vou ter, não vou, quero mas não terei, etc. A autoprivação permite o foco, a repetição, o aprofundamento da experiência.

 

Para o espírito conta muito o aprofundamento da experiência. Isto é válido no amor entre as pessoas (namoro, casamento, amizade); também é válido no desenvolvimento de habilidades e de qualidades.

 

A superficialidade induz a pessoa a ser consumidora e copiadora. O aprofundamento leva a pessoa a ser criadora e geradora de boas experiências. Boas experiências motivam; boas experiências com sabedoria criam motivações de longa duração.

 

Outro exemplo: alguém que nunca fez um bolo, resolve fazer um. Pega a receita e copia tudo o que está lá. Como tem pouca experiência, tem mais dificuldade e mais chance de errar. Como copia, não consegue expressar o que existe dentro de si (ser criativo, por exemplo).

 

A vida da maior parte das pessoas é como fazer um bolo pela primeira vez: tem sempre que copiar algo e agir com pouca eficiência e maior dificuldade.

 

Se esta pessoa continuar fazendo bolo, ganhará experiência e tornará fácil criar suas próprias receitas.

 

Aonde entra o espírito nesta questão de fazer bolo?

 

1) Usar qualidades e habilidades para facilitar o compartilhar.

Por exemplo, ela tem experiência em fazer bolo; por ter habilidade ela se propõem a fazer um bolo para uma reunião de amigos. Lembre-se: colaborar, ajudar e servir colocam em movimento forças interiores muito poderosas. Se você tem habilidade e tem facilidade, será mais fácil colaborar e servir.

 

2) a sabedoria de fazer o bolo gera momentaneamente uma paz e quietude mental que ajuda ao espírito se expressar.

Momentos de paz são momentos propícios para manifestações espirituais, inclusive do próprio espírito. É preciso aprender a prestar atenção, pois os conteúdos mais nobres aparecem de forma simples e sutil. Aprenda: momentos rotineiros, também são momentos de escuta interior (desde que você utilize a sabedoria para gerar paz e serenidade).

 

 

https://www.facebook.com/ocaminhonobre/

 

 

Frase atribuída a Einstein: “penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada”.

 

Einstein era um defensor da importância da intuição. A intuição é a mente e o espírito produzindo pensamentos, sentimentos e sensações de dentro para fora.

 

O que você tem que entender é que esta produção DE DENTRO PARA FORA acontece a todo o momento e está presente em sua vida em todas as situações. Eu, Regis Mesquita, coloquei o nome do meu segundo livro de “A Espiritualidade no Dia a Dia” para realçar que em todos os momentos a espiritualidade está presente.

 

Concluindo: a) viver intensamente significa ter foco e atenção no presente. B) desenvolver pequenas sabedorias é um facilitador para as grandes sabedorias espirituais.  C) a sabedoria criadora e geradora de boas experiências é fundamental para a plena expressão do espírito.

 

Jesus, Gandhi, e tantos outros somente conseguiram demonstrar sua LUZ porque foram pessoas de ação e com foco. Viveram intensamente, desenvolveram sabedoria e realizaram uma grande obra espiritual.

 

Em vários textos do Blog Caminho Nobre você encontrará esta mensagem: “Dica de estudo: os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos 3 vezes. Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos. Os melhores aprendizados sempre ocorrem a partir da segunda leitura. Na terceira leitura você memoriza os ensinamentos. Depois, pratique-os com perseverança.”

 

Agora você sabe que os melhores aprendizados não vêm da quantidade de textos lidos, mas da repetição, reflexão e prática de cada texto lido.

 

Ler menos textos e ler várias vezes cada um dos textos escolhidos. Esta é uma das formas de intensificar a vida: valorizar e se focar naquilo que realmente vale a pena. Ou seja, você vai se privar de ler muitos textos (autoprivação), para repetir e se aprofundar em outros (focar).

 

Dê tempo e condições para que o conhecimento que vem de fora se transforme em sabedoria que pulsa dentro de você.

 

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/mesquitaregis

 

 

Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia

Este ebook foi escrito para orientar o leitor do Blog Caminho Nobre na sua mudança interior.

Conheça e Leia
 

 

 

Para você que está conhecendo o Blog CAMINHO NOBRE: este site se propõe a ter textos originais sobre a Educação do Espírito e o Fortalecimento da Mente. Os textos orientam os treinamentos necessários para a evolução humana.

 

 
Leia textos sobre a importância da autoprivação:

 

É a privação que garante equilíbrio para minha vida

 

Uma vida simples para ter tempo para amar. Aprendendo a criar as condições para o amor fluir em sua vida.

 

O lugar das perdas em uma vida boa

 

Coma Menos, doe mais – compartilhe. Aprenda a atingir vários objetivos e multiplicar o seu prazer.

 

Reduzir o consumo é a única forma de ter uma vida realmente ecológica. O prêmio é uma maior satisfação interior.

 

 

Vários textos sobre dar mais intensidade à vida: clique aqui 

 

 

Muitas posses é desordem mental, tensão visual, limpeza, dívida, menos felicidade. Leo babauta

 

 

Gosta do nosso blog? Quer RETRIBUIR e ajudar?

Compartilhe as mensagens sempre que puder. Assim você nos ajuda muito.
 

 

Gosto de cuidar de mim e me proporcionar uma vida de paz e oração.

 

 

Centenas de imagens com belas mensagens para você compartilhar gratuitamente.

 

 

Licença para reprodução dos textos do Blog Caminho Nobre, siga as instruções

 

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Mitos da vida moderna: eu me acomodei, isto não é bom « Caminho Nobre
  2. Trackback: Estimulando a Felicidade | Caminho Nobre
  3. Trackback: A quietude da mente gera paz e serenidade | Caminho Nobre
  4. Trackback: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: