Neste momento eu tenho o suficiente para ser feliz?

Seja feliz sintonizando-se com o que há de melhor em você.

 “Se você prestar atenção em você e ter como prioridade utilizar todos os grandes recursos que você possui, sua vida ganhará força, ação e superação de obstáculos”. 

Regis Mesquita

Em 98% das vezes o que existe no momento é capaz de te fazer feliz.

Dependerá mais do seu ESTADO DE ESPÍRITO e do foco da sua mente do que das circunstâncias em sua vida.

O que vem de fora tem que ser processado pela mente para ter efeito DENTRO dela.

Duas grandes perguntas que devem ser respondidas:

como você processa as informações que chegam até você?

Como você processa as informações que estão no seu interior?

O SENTIMENTO QUE DOMINAR A SUA MENTE DOMINARÁ SUAS REAÇÕES

Suponha a seguinte situação: um amigo “pisa na bola” com você. Você fica triste e com raiva.

Primeiro há a ação dele. Depois você processa os efeitos desta ação.

O resultado é a tristeza e a raiva que surgem no seu interior. É você quem carrega estes sentimentos para todo lado.

A tristeza é o resultado do processamento interno.

Todavia, você não é um computador que apenas reage ao que chega até você.

Ou seja, um estímulo externo negativo (amigo “pisou na bola”) não precisa gerar uma resposta interna negativa (ficar triste).

Você pode receber um estímulo negativo e reagir com positividades e nobrezas. Ou receber um estímulo positivo e reagir com negatividades.

Sempre haverá algo(s) que DOMINARÁ(ÃO) a sua mente.

Quando o estímulo entra na sua mente, ele é processado de acordo com o que
domina a sua mente.

A sua resposta já estará praticamente pronta ANTES do estímulo chegar.

Por exemplo:

se você for uma pessoa raivosa e vingativa qualquer “pisada na bola” gerará
raiva.

A pessoa invejosa facilmente sentirá inveja.

A pessoa rancorosa escolherá o rancor, etc.

Preste atenção agora:

para se MANTER uma pessoa raivosa e vingativa a pessoa tem que sentir
raiva e desejo de vingança SEMPRE.

Quer tenha motivo ou não, a pessoa terá que estimular a raiva (mesmo que
seja na fantasia).

A mente da pessoa está dominada pela raiva, precisa sentir raiva e, portanto,
procura qualquer motivo para sentir raiva.

O nível da raiva pode variar de momento para momento. Porém, sempre estará
presente.

A raiva sempre estará diminuindo a felicidade.

Todos os sentimentos funcionam assim:

à medida que vão dominando a mente, passam a CONTROLAR AS
RESPOSTAS a tudo o que acontece na vida da pessoa.

Chegam até a inventar pensamentos e percepções para justificar a sua
presença.

Uma mulher com baixa autoestima sempre acreditava que as pessoas não
gostavam dela.

Uma outra que se achava maravilhosa acreditava que as pessoas ficavam
admirando-a.

Cada uma reagia diferente e, muitas vezes, sem qualquer base na realidade.

Concluindo:

sua felicidade, portanto, dependerá mais do que ocorre dentro de você do que
dos eventos externos.

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O PRIMEIRO PASSO PARA SER FELIZ: PRODUZIR SENTIMENTOS NOBRES, MESMO QUE DE FORA VENHA O NEGATIVO

Importante:

Você deve sempre analisar CORRETAMENTE a realidade.

Se um amigo te traiu, ele não é alguém para confiar.

Você não precisa ter raiva para chegar a esta conclusão.

Basta ter bom senso.

Observe que você NÃO precisa do negativo para se proteger de quem não é confiável.

A traição ficou no passado.

Hoje, no presente, você leva a experiência e evita carregar sentimentos negativos.

Seus sentimentos devem estar direcionados para dar INTENSIDADE ao que você vive hoje.

  • Aprenda a dar intensidade a tudo de construtivo e útil para o espírito que você estiver vivendo hoje.

Por isto, não ocupe sua mente carregando o que te faz sofrer.

Leia também: Estimulando a Felicidade

OS PENSAMENTOS EM SEQUÊNCIA SÃO PREJUDICIAIS

– Toda mente imatura produz pensamentos em sequência. Somente a Mente Neutra consegue PARAR este processo.

As pessoas estão sempre CRIANDO cadeias de pensamentos e sentimentos.

Estas sequências de pensamentos e sentimentos DIMINUEM o nível vibracional e a qualidade de vida da pessoa.

Traduzindo:

a pessoa não fica apenas na conclusão de que “meu amigo não é confiável” (vide exemplo anterior do amigo que traiu).

Esta conclusão é o INÍCIO DA CRIAÇÃO de dezenas de pensamentos em sequência (diálogos internos) que ocupam a mente e desgastam a vida.

O SEGUNDO PASSO para ser feliz é parar estas sequências de pensamentos.

(O primeiro é permitir que os sentimentos nobres dominem a mente.)

Você precisa aprender a ESVAZIAR A MENTE.

Ninguém precisa destes pensamentos que se repetem compulsivamente (apenas variando o tema).

Você deve relembrar:

“minha meta é manter minha mente neutra e em paz”.

E parar os pensamentos, principalmente os relacionados ao problema.

Leia também: A felicidade do homem de Mente Neutra e o infeliz de mente
reativa

SE ESFORCE PARA APROVEITAR MAIS A VIDA

TERCEIRO PASSO passo para ser feliz:

observe o que existe na sua vida (de bom, ruim e neutro) e que estava em segundo plano até este momento.

Observe o que você pode aproveitar melhor e DECIDA: aproveitarei mais.

Tome a decisão de aproveitar mais da sua academia, do seu filho, do seu irmão, da sua bicicleta, do livro que comprou e não leu (ou leu uma vez e o abandonou).

PRATIQUE A MENTALIZAÇÃO: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor

Quem é infeliz é porque vive desperdiçando oportunidades. Se feliz é uma arte.

ESVAZIE SUA MENTE DE MILHARES DE PENSAMENTOS E DESEJOS/VONTADES

Encha sua vida de AÇÕES que envolvam o que é mais nobre.

Tenha ações que te permitam praticar o melhor que há dentro de você.

Será assim que sua vida ganhará em intensidade.

Regra importante:

aproveite mais o que já existe. Não precisa a buscar novidade, o diferente, etc.

A meta, neste momento, é treinar a mente para aproveitar melhor o que já existe dando intensidade e INVERTENDO prioridades.

Leia também: Usufruir a vida. O que, de verdade, significa isso?

EXERCITE OS SENTIMENTOS NOBRES. DEIXE-OS CADA VEZ MAIS FORTE

PASSO QUATRO para ser feliz:

procure pelas oportunidades de exercitar a gratidão, benevolência, compaixão, tesão, perdão e outros sentimentos e sensações nobres.

Se você tem a mente reativa, o FOCO DA SUA MENTE estará no conflito, na perda, na desilusão, no desejo e na simulação.

Para MANTER a mente focada nestes “problemas” você tem que desprezar os sentimentos mais nobres.

A maior parte das pessoas despreza os sentimentos mais nobres e, por isto, mantém o foco nos problemas (reais ou imaginários).

O que devemos fazer?

É muito importante analisar as situações, entender os problemas e buscar soluções.

Porém, jamais se mantenha fixado neles.

Eles devem ser “abandonados”.

Você deve PARTIR PARA A AÇÃO e paralisar as sequências de pensamentos.

Os sentimentos mais nobres serão sua força interior para agir e esvaziar a mente.

Existe um tipo de mente, a Mente Neutra, que te ajudará muito (saiba mais).

O OBJETIVO é chegar a um nível de liberdade interior que te permita VIVER BEM, mesmo quando existirem muitos eventos externos negativos.

Não é olhar o lado positivo e esquecer o negativo.

É muito mais do que isto.

É perceber o positivo e o negativo com a Mente Neutra repleta de compaixão e outros nobres sentimentos.

Repetindo: você deve perceber a realidade total. Deve perceber tanto o positivo, quanto o negativo e o neutro.

Ao analisar a realidade total será mais fácil encontrar soluções, observar aonde melhorar, etc.

Este processo deve ser INTENSIFICADO pelo uso do melhor que há dentro de você.

Quanto mais você desenvolver a Mente Neutra, mais você EMANARÁ SEMPRE o que é nobre.

Será assim que você produzirá em si mesmo a felicidade.

É se tornar o guerreiro que enfrenta o positivo (lembre-se: o positivo também é para ser enfrentado) e o negativo vibrando felicidade e paz interior.

É observar a realidade com paz interior.

SENTIR DENTRO DE SI A GRANDE SATISFAÇÃO DE MANTER AS VIBRAÇÕES ELEVADAS

QUINTO PASSO:

Sem ser dominado pelo que vem de fora, você se pergunta:

o que a esta situação está exigindo de mim?

Qual o aprendizado nobre que devo ter para aumentar minha sabedoria e manter a mente serena?

DICA: neste passo deixamos claro nossa OBEDIÊNCIA à realidade. O sábio sempre se submete à realidade, pois é a realidade que lhe informa qualidades que ele precisa PRATICAR, DESENVOLVER, COLOCAR EM USO.

Numa situação pode ser a paciência, em outra pode ser a autoafirmação. Em milhares de situações serão praticadas milhares de qualidades (veja ser completo – COMPLETUDE).

Objetivos a serem atingidos:

– observar a realidade em paz;

– aprender com o desafio do momento;

– sentir dentro de si a grande satisfação de manter as vibrações elevadas e os sentimentos nobres.

Leia também: Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas

NÃO SEJA UM DESPERDIÇADOR DE OPORTUNIDADES

Neste momento eu tenho o suficiente para ser feliz?

A resposta, na quase totalidade das vezes, será SIM.

Se você não é feliz é porque é um grande desperdiçador de oportunidades.

Inicialmente, não foque as grandes conquistas.

Dê o seu próximo passo focando o que está na sua frente, pronto para ser usufruído.

O desperdício é assim:

um homem passava fome.

Ao ver uma goiabeira lotada de frutos ficou com raiva e se sentindo um tremendo azarado.

Ele pensou: “Deus deve estar brincando comigo, detesto goiaba”

.Ele foi embora reclamando da vida, com fome e raiva.

O não desperdício é assim:

um homem passava fome.

Ficou alegre porque encontrou uma goiabeira lotada de goiaba.

Ele pensou: “Deus deve estar brincando comigo, detesto goiaba”.

Ele agradeceu a oportunidade de matar a fome.

Depois de comer descansou sob a sombra da árvore.

Finalmente, foi embora alegre por estar revigorado.

Ficou satisfeito com sua atitude de ser feliz mesmo com uma fruta que não gostava.

Observe que a vida de quem não desperdiça é bem melhor.

– O segredo para manter a felicidade constante é gerar sempre sentimentos e sensações nobres, com pensamentos neutros.

Aproveite ao máximo que já é e o que já possui.

Desejar menos ajuda a aproveitar melhor.

Sua atenção deve estar em valorizar o mais nobre no aqui-agora.

(No exemplo acima a pessoa tinha fome e teve a oportunidade de comer algo.

O que deve surgir: gratidão ou raiva?)

Atenção:

é no USUFRUTO INTENSO das oportunidades é que se dá o enfrentamento e a renovação da vida.

Quer mudar? Quer melhorar?

Aproveite as oportunidades que estão no aqui-agora.

Autor: Regis Mesquita

Contato, Orientação e Terapia: regismesquita@hotmail.com

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A VIDA É A GRANDE ESCOLA

Nesta grande escola são as pequenas lições que mais facilmente MOLDAM as crenças, os hábitos e a personalidade das pessoas.

Estas pequenas lições podem gerar a paralisia ou podem mobilizar as pessoas rumo ao aprendizado e à sabedoria.

As grandes lições são poucas e eventuais.

As pequenas, ao contrário, são repetitivas. Nelas é que acontece o treinamento da mente.

Explico:

o desapego é treinado quando, por exemplo, uma roupa some.

Ou quando perde-se uma oportunidade.

Ou quando a pessoa se priva de algo para ajudar ao próximo.

São milhares de pequenas oportunidades para desenvolver o desapego.

Ou, ao contrário, cultivar o apego e outros sentimentos negativos.

A pessoa que desenvolveu o desapego em pequenas lições, terá mais facilidade para atingir a meta do desapego nas grandes lições.

Se desapegar de algo muito importante é mais difícil.

Mas, quem desenvolveu as habilidades que geram o desapego sempre superará com mais facilidade uma perda.

Preste atenção: desapegar é facilitar um novo renascer. É superar e seguir em frente com mais facilidade.

A pessoa perdeu um filho? Perdeu um emprego? Perdeu um celular? Perdeu uma oportunidade? Perdeu um programa de televisão? Perdeu uma promoção?

As grandes situações são raras. Mas, as pequenas sempre acontecem.

DICA DE ESTUDO:

no livro “A Espiritualidade no Dia a Dia” você terá muitos ensinamentos para usar seu cotidiano para treinar as habilidades mais nobres e desenvolve-se com mais sabedoria. (Comece a estudá-lo HOJE)

Desapegar é uma habilidade.

Habilidades nobres geram facilidades na vida.

Geram também mais sabedoria para enfrentar os desafios cotidianos, pequenos ou grandes.

Elas são desenvolvidas no dia a dia, nas atividades rotineiras da vida.

Jamais despreze o treinamento que deve ser feito nas pequenas situações.

Autor: Regis Mesquita

Reflexão divulgada no aplicativo de mensagens DIA A DIA ESPIRITUAL

Dica de leitura:

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Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

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Estimulando a Felicidade

Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

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DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Site Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Maria Zilma
    maio 14, 2017 @ 10:32:13

    Adorei. Gratidão pelo ensinamento.

    Responder

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