Meditação contemplativa: Cinco Minutos na Vida de Uma Flor

 

Meditação. Reconciliar a mente com o coração, a fim de que os dois possam caminhar juntos.

 

 

Reconciliar a mente com o coração, a fim de que os dois possam caminhar juntos.

 

Esta é a explicação mais simples para o efeito que é buscado através da prática contemplativa.

O exercício proposto neste texto, “Cinco Minutos na Vida de Uma Flor”, é o início da prática contemplativa.

 

Faça assim:

Passo um: observe as flores ( no vídeo, no final desta página) sem pensar em nada.

Quando vier um pensamento não permita que se transforme em SEQUÊNCIAS de pensamentos.

 

Pensamentos são como correntes: um pensamentos se liga a outro pensamento que se liga a outro e assim por diante.

Estas sequências de pensamentos devem ser inibidas para que você foque somente em observar e sentir as flores.

 

Ao focar as flores sua mente irá:

a) se dispersar. Neste momento você deverá retomar o foco – observar as flores.

b) pensamentos começarão a brotar da sua mente. Não deixe que eles criem cadeias de pensamentos (você lembra da tua tia, depois pensa no dia em que ela operou o joelho, depois nas suas primas, etc. Um pensamento em sequência do outro) . Pare os pensamentos, volte para o foco nas flores.

c) você sentirá vários incômodos corporais. Despreze-os e mantenha-se focado.

 

Veja também: Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

 

 

Neste exercício, contemplar significa olhar e sentir.

Podem ser que apareçam em sua mente alguns pensamentos ou “insights” que você sente que são ESPECIAIS.

Despreze-os até o final dos 5 minutos.

Após este tempo, você pode escolher se quer valorizar alguns destes pensamentos ou insights.

Se quiser valorizar (após o fim da contemplação), mantenha-os na consciência (escreva, se preferir).

Reflita sobre eles. Será que eles trazem alguma informação útil?

 

Importante: após treinar a focalização e o autocontrole, você estará preparado para passos mais “profundos” na arte da contemplação.

 

 

Rotina:

Sente-se em uma cadeira confortável ou no chão.

Pode ficar em pé, mas não deitado.

 

Neste exercício você deve focar na imagem do vídeo que postei no Youtube.

Imagens e sons foram cuidadosamente selecionados para produzir os resultados buscados.

Use este vídeo centenas de vezes para treinar a contemplação.

  • O segredo está na repetição constante.

 

 

Nos exercícios de “mentalização” usamos VERDADES expressas através da linguagem escrita.

Na contemplação não buscamos linguagem (pensamento) e nem verdades.

Na contemplação buscamos união.

Buscamos sintonização entre corpo e mente, sintonização entre o ser e o universo, e sensibilidade para perceber a dimensão vibracional da vida.

Buscamos colocar a mente em outro padrão de funcionamento.

Este outro padrão de funcionamento mental traz inúmeras vantagens para as pessoas:

– vantagem de descansar a mente e o corpo;

– vantagem de permitir o aumento da sensibilidade;

– vantagem de promover a sintonização entre o corpo/mente e a realidade.

 

Existem centenas de benefícios na prática contemplativa.

Eles aparecerão à medida que você for desenvolvendo a sua capacidade de contemplação.

 

 

Outros textos do Caminho Nobre

 

Exercícios de Sensibilidade e Sintonização

 

Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

 

Desocupe sua mente e tenha paz

 

A felicidade do homem de Mente Neutra e o infeliz de mente reativa

 

 

caminho negativo

 

 

Contemplação é uma das formas de meditação

 

Quando você estiver mais acostumado com a contemplação, poderá associar sons e movimentos.

No início é melhor ficar em silêncio e quieto.

Movimentos e sons são potencializadores da contemplação, principalmente quando ela é realizada na natureza.

 

Mantenha sua contemplação bem simples. Não crie muitas regras ou necessidades.

O ideal é que você possa praticá-la em qualquer situação. Inclusive durante o trabalho.

 

Uma dica interessante é levar o rosto, nuca e mãos com água fria e abundante antes de meditar.

Ajuda porque “desperta” a consciência e também porque é um mini-canal de limpeza energética.

 

O vídeo que você vai contemplar é extremamente simples.

É um vídeo de cinco minutos de um conjunto de flores.

Ele possui algumas características (que não cabe explicação aqui) que facilitam a contemplação.

Você pode usar qualquer vídeo, desde que não fique mudando as paisagens.

 

Você está em treinamento.

Recomendo o uso do vídeo que postei (que está mais abaixo nesta página).

Ele foi produzido para ajudar pessoas como você.

 

 

Mais informações sobre o tema da meditação

 

Vídeo: o poder do agora. Meditação contemplativa.

 

Meditação: dicas para iniciantes

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

 

Treine, treine e treine

 

Lembre-se que a contemplação é você experimentar e vivenciar internamente.

Não é ler ou pensar sobre algo.

É uma técnica complementar à reflexão racional.

Uma técnica que usa outros recursos do corpo/mente/vibração.

 

Existem muitas vivências evolutivas que você somente EXPERIMENTARÁ se unir o reflexivo com o vivencial, o que não tem palavras com o que é explicável, o pensamento com as vibrações.

 

 

Para quem crê em Deus

 

Contemplar é uma forma de você sentir Deus ao invés de falar/ler sobre Deus.

É necessário paciência para aprender a aprofundar a contemplação.

O objetivo maior será aquietar a mente e se entregar ao Fluxo.

 

  • Aproximar-se de Deus através da contemplação envolve (principalmente) sentir, escutar e intuir.

 

Observação:

apesar da prática contemplativa ser muito ampla, neste exercício é usado apenas o recurso da imagem.

Comece contemplando imagens. Usar imagens é o melhor recurso para iniciantes.

Depois, a porta estará aberta para você realizar exercícios mais profundos e completos.

 

Seja humilde. Comece do começo, comece simples.

Aprofunde no que é simples para que no futuro o que seria complexo hoje também se torne simples.

Em outras palavras, um degrau de cada vez.

Cada degrau com muita intensidade para o aprendizado ser realmente útil.

 

A REPETIÇÃO É O ATO MAIS NECESSÁRIO PARA REALMENTE APRENDER.

 

Autor: Regis Mesquita

Contato, Orientações e Terapia: regismesquita@hotmail.com

 

 

 

 

Use este vídeo do Canal Caminho Nobre no Youtube

 

 

 

Atenção: o som do vídeo foi planejado para dificultar um pouco a focalização.

 

Quem é iniciante deve deixá-lo mudo.

 

 

Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest, Youtube

 

 

Leia também:

 

A manhã sagrada: reorganize-se para criar um espaço sagrado de disciplina e satisfação

 

Estimulando a Felicidade

 

Neste momento eu tenho o suficiente para ser feliz?

 

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9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:28:01

    Boa noite!
    Linda página! Gratidão por me aceitar.
    Vocês enviam mensagens diárias por e-mail?
    Gostaria de receber.
    Shanti!

    Responder

    • regismesquita
      ago 20, 2015 @ 12:52:30

      Mandamos mensagens nos dias de semanas no grupo Whatsapp Espírita:
      19 99520-2002
      Receba mensagens espirituais no seu celular.
      Acrescente o número acima nos seus contatos (sem isso você não receberá as mensagens enviadas). Depois mande uma mensagem no Whatsapp escrita: incluir.

      Responder

  2. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:29:08

    Linda página!

    Responder

  3. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:30:16

    Que tipo de comentário?
    Gostei de tudo!
    Grata…

    Responder

  4. Victor Salles
    out 09, 2015 @ 10:22:57

    Admiro muito seu blog e pretendo evoluir cm estas informações e mentalizações nele escritos, me dedicarei com toda a minha forca de vontade para realizar todis oa exercícios e os ensinamentos extraordinários e realmente verdadeiros

    Responder

  5. Valéria Andrade
    dez 15, 2015 @ 20:15:50

    Boa noite.
    Gostei muito de seu blog, textos com abordagens que muito me cativaram.
    Contemplação é um exercício que procurei fazer sempre. Muitos benefícios me trouxeram.
    Entretanto. neste momento não estou conseguindo unir meu corpo e mente.
    Gostaria imensamente de receber seus emails,assim como adicionar o Grupo do Whats App se me for concedida a permissão.
    Obrigada,

    Valéria Andrade

    Responder

    • regismesquita
      jan 04, 2016 @ 09:41:33

      Valéria,
      em alguns momentos sintonizar a mente e corpo parece muito difícil. De vez em quando passo uma fase assim. Eu relaxo, dou um tempo e depois volto aos exercícios.
      Para quem pede, mandamos email (mais ou menos) a cada 45 dias. Mandaremos para você.
      Seja sempre bem vinda.

      Responder

  6. Maria Filomena Borges Gonçalves
    set 09, 2018 @ 00:23:11

    Gostei muito do site. Quero receber mensagens pelo email. Gratidão!

    Responder

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