Meditação contemplativa: Cinco Minutos na Vida de Uma Flor

 

Meditação. Reconciliar a mente com o coração, a fim de que os dois possam caminhar juntos.

 

 

Reconciliar a mente com o coração, a fim de que os dois possam caminhar juntos.

Esta é a explicação mais simples para o efeito que é buscado através da prática contemplativa.

O exercício proposto neste texto, “Cinco Minutos na Vida de Uma Flor”, é o início da prática contemplativa.

Faça assim:

Contemplar: observar as flores sem criar sequências de pensamentos.

Ao focar as flores sua mente irá:

a) se dispersar. Neste momento você deverá retomar o foco – observar as flores.

b) pensamentos começarão a brotar da sua mente. Não deixe que eles criem cadeias de pensamentos (você lembra da tua tia, depois pensa no dia em que ela operou o joelho, depois nas suas primas, etc. Um pensamento em sequência do outro) . Pare os pensamentos, volte para o foco nas flores.

c) você sentirá vários incômodos corporais. Despreze-os e mantenha-se focado.

 

 

Neste exercício, contemplar é olhar e não deixar que a mente crie pensamentos.

Alguns pensamentos ou “insights” irão surgir. Serão desprezados até o final dos 5 minutos.

Após este tempo, você pode escolher se quer valorizar alguns destes pensamentos ou insights.

Você decide se quer valorizar algo ou não.

Se quiser valorizar (após o fim da contemplação), mantenha-os na consciência (escreva se preferir). Veja se eles te ajudam a decidir sobre algo.

 

 

Rotina:

Sente-se em uma cadeira confortável ou no chão.

Pode ficar em pé, mas não deitado.

Mantenha seu foco em algo. Pode ser qualquer coisa. Porém, é mais fácil focar no que é agradável.

Pode-se focar um mar, um horizonte ou um quadro, panela, etc.

Qualquer coisa serve.

Neste exercício você deve focar na imagem do vídeo que postei no Youtube.

Imagens e sons foram cuidadosamente selecionados para produzir os resultados buscados.

Use este vídeo centenas de vezes para treinar.

 

 

Nos exercícios de “mentalização” são trabalhadas verdades expressas através da linguagem.

Na contemplação não buscamos linguagem (pensamento) e nem verdades.

Na contemplação buscamos união.

Buscamos sintonização entre corpo e mente, sintonização entre o ser e o universo, e sensibilidade para perceber o dimensão vibracional da vida.

Buscamos colocar a mente em outro padrão de funcionamento.

Este outro padrão de funcionamento mental traz inúmeras vantagens para as pessoas:

– vantagem de descansar a mente e o corpo

– vantagem de permitir o aumento da sensibilidade

– vantagem de promover a sintonização entre o corpo/mente e a realidade.

Existem centenas de benefícios na prática contemplativa. Estes aparecerão à medida que você for desenvolvendo a capacidade de entrar em contemplação.

 

 

Exercícios de Sensibilidade e Sintonização

 

Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

 

Desocupe sua mente e tenha paz

 

A felicidade do homem de mente clara e o infeliz de mente reativa

 

 

Contemplação é um das formas de meditação.

Quando você estiver mais acostumado com a contemplação, poderá associar sons e movimentos.

No início é melhor ficar em silêncio e quieto.

Movimentos e sons são potencializadores da contemplação, principalmente quando ela é realizada na natureza.

 

Mantenha sua contemplação bem simples. Não crie muitas regras ou necessidades. O ideal é que você possa praticá-la em qualquer situação. Inclusive durante o trabalho.

Uma dica interessante é levar o rosto, nuca e mãos com água fria e abundante antes de meditar.

Ajuda porque “desperta” a consciência e também porque é um mini-canal de limpeza energética.

 

O vídeo que você vai contemplar é extremamente simples. É um vídeo de cinco minutos de um conjunto de flores.

Ele possui algumas características (que não cabe explicação aqui) que facilitam a contemplação.

Você pode usar qualquer vídeo, desde que não fique mudando as paisagens.

Você está em treinamento.

Recomendo o uso do vídeo que postei. Ele foi produzido para ajudar pessoas como você.

 

 

Vídeo: o poder do agora. Meditação contemplativa.

 

Meditação: dicas para iniciantes

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

 

Treine, treine e treine.

Lembre-se que a contemplação é você experimentar e vivenciar internamente.

Não é ler ou pensar sobre algo.

É uma técnica complementar à reflexão racional.

Uma técnica que usa outros recursos do corpo/mente/vibração.

Existem muitas vivências evolutivas que você somente poderá experimentar se unir o reflexivo com o vivencial, o que não tem palavras com o que é explicável, o pensamento com as vibrações.

Contemplar é desenvolver outra parte que complementa e fortifica a parte que você está acostumado.

 

 

Para quem crê em Deus:

contemplar é uma forma de você sentir Deus ao invés de falar/ler sobre Deus.

Por isto, a prática dedicada é fundamental.

 

 

Observação: apesar da prática contemplativa ser muito ampla, neste exercício é usado apenas o recurso da imagem. Se você conseguir se aprofundar neste exercício já será um grande benefício.

A porta estará aberta para você realizar exercícios mais profundos e completos.

Seja humilde. Comece do começo, comece simples. Aprofunde no que é simples para que no futuro o que seria complexo hoje também se torne simples.

Em outras palavras, um degrau de cada vez. Cada degrau com muita intensidade para o aprendizado ser realmente útil.

 

A REPETIÇÃO É O ATO MAIS NECESSÁRIO PARA REALMENTE APRENDER.

 

 

Autor: Regis Mesquita

 

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Atenção: o som do vídeo foi planejado para dificultar um pouco a focalização.

 

Quem é iniciante deve deixá-lo mudo.

 

 

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Leia também:

 

Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

 

Estimulando a Felicidade

 

Neste momento eu tenho o suficiente para ser feliz?

 

Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

 

 

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caminho negativo

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8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:28:01

    Boa noite!
    Linda página! Gratidão por me aceitar.
    Vocês enviam mensagens diárias por e-mail?
    Gostaria de receber.
    Shanti!

    Resposta

    • regismesquita
      ago 20, 2015 @ 12:52:30

      Mandamos mensagens nos dias de semanas no grupo Whatsapp Espírita:
      19 99520-2002
      Receba mensagens espirituais no seu celular.
      Acrescente o número acima nos seus contatos (sem isso você não receberá as mensagens enviadas). Depois mande uma mensagem no Whatsapp escrita: incluir.

      Resposta

  2. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:29:08

    Linda página!

    Resposta

  3. Márcia Lamounier
    ago 14, 2015 @ 23:30:16

    Que tipo de comentário?
    Gostei de tudo!
    Grata…

    Resposta

  4. Victor Salles
    out 09, 2015 @ 10:22:57

    Admiro muito seu blog e pretendo evoluir cm estas informações e mentalizações nele escritos, me dedicarei com toda a minha forca de vontade para realizar todis oa exercícios e os ensinamentos extraordinários e realmente verdadeiros

    Resposta

  5. Valéria Andrade
    dez 15, 2015 @ 20:15:50

    Boa noite.
    Gostei muito de seu blog, textos com abordagens que muito me cativaram.
    Contemplação é um exercício que procurei fazer sempre. Muitos benefícios me trouxeram.
    Entretanto. neste momento não estou conseguindo unir meu corpo e mente.
    Gostaria imensamente de receber seus emails,assim como adicionar o Grupo do Whats App se me for concedida a permissão.
    Obrigada,

    Valéria Andrade

    Resposta

    • regismesquita
      jan 04, 2016 @ 09:41:33

      Valéria,
      em alguns momentos sintonizar a mente e corpo parece muito difícil. De vez em quando passo uma fase assim. Eu relaxo, dou um tempo e depois volto aos exercícios.
      Para quem pede, mandamos email (mais ou menos) a cada 45 dias. Mandaremos para você.
      Seja sempre bem vinda.

      Resposta

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