A manhã sagrada: reorganize-se para criar um espaço sagrado de disciplina e satisfação

 

 

Manhã sagrada: uma hora para quem tem disciplina para cuidar de si e viver mais satisfeito.

 

 

É extremamente difícil escrever sobre rotina de vida. Pessoas são diferentes e suas necessidades são muito diversas.

Há, porém, muito em comum pelo fato de viverem em uma mesma cultura. Portanto, tudo que é descrito abaixo serve para todos, basta ser flexível e adaptar à sua situação.

 

  • Acorde uma hora mais cedo. Durma uma hora mais cedo.

 

O objetivo maior é: tenha uma hora de “vazio” todas as manhãs.

É um treino necessário para todos. Viver lentamente, sem permitir que sua mente seja contaminada por pensamentos, inquietações e tudo que você fará ou se preocupará durante o dia.

Não busque notícias, nem se ligue à redes sociais ou e-mails. Esteja focado em ficar no vazio. Lento. Sem buscar qualquer outra motivação que não seja se perceber.

No início será difícil. Mas, com toda certeza, este momento se tornará o mais feliz do seu dia.

Desenvolver a sensibilidade é desenvolver a intuição. Também é desenvolver a capacidade de perceber e manter o que é mais nobre em você.

Tudo se inicia com sua decisão: vou acordar e não permitirei que minha mente se contamine com quaisquer pensamentos (nem os positivos, preste atenção).

Uma hora, uma hora sagrada.

Uma hora na qual você está em primeiro lugar. Sua atenção está focada para seu corpo, sua respiração, seu ser.

Uma hora para fazer aquilo que você “não terá” tempo para fazer depois.

 

  • Sua disciplina será sua liberdade

 

Olha para você (sem espelho). Passe a mão sobre seu corpo. Perceba suas sensações e sentimentos.

Preste atenção em você.

Eu sei que muitas pessoas acharão esquisito. É assim mesmo. Quem está acostumado a olhar para fora tem dificuldade de se perceber. O problema é que a satisfação é algo que existe dentro do seu corpo. Quem não está sintonizado com o próprio corpo sente muito menos satisfação.

Pense em você como um rádio que está mal sintonizado e com o som chiado. Este momento é para aumentar a sintonia, o “som” sair suave e limpo.

Sintonize com seu corpo. Preste atenção nele, nas sensações e nos sentimentos. Alise seu corpo. Se quiser, alongue um pouco. Ou abra a janela para entrar o sol ou o vento.

A atenção deve estar focada em você. A mente, vazia ao máximo.

Será um desafio. Sua disciplina por longos meses é que te transformará em alguém capaz de sentir muito mais prazer.

O aumento da sensibilidade e da capacidade de sentir prazer se somará à sintonia. Esta soma gerará maior capacidade de percepção e de decisão competente. Gerará maior capacidade de manter a atenção focada e dará mais força para a mente superar os desafios/stress.

 

 

Aceitação: tempo para aprender com as situações da vida

 

A quietude da mente gera paz e serenidade

 

Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.

 

 

  • Estômago vazio e a fome companheira

 

Ao acordar, você poderá urinar ou defecar. Ficar mais confortável para estar consigo mesmo.

Cabe a você ser seu melhor amigo, é preciso que você se trate com carinho. Um dos maiores carinhos é se permitir sentir fome e adiar algumas outras necessidades.

Não tenha dúvida de que o amor por si mesmo será amplificado com esta privação. A mãe aumenta seu amor pelo filho cada vez ela presta atenção nele e o aceita exatamente como ele é. Assim também somos nós; o amor aumenta quando prestamos atenção em nós mesmos e nos aceitamos. A privação é fundamental neste processo de prestar atenção em si.

A privação é um ato de força, de confiança e para treinar manter o prazer em quaisquer situações – se aceitar e viver bem os momentos da vida.

Os pensamentos e a barriga cheia conturbam a mente. Mente conturbada tem mais dificuldade da entrega e mais stress.

 

  • Uma hora é pouco ou muito tempo?

 

Uma hora é pouco tempo quando há a alienação. Sabe aquela situação em que você dirige o carro e, de repente, descobre que já chegou ao seu destino? O tempo passa rápido e o aprendizado é nulo; o prazer é uma quantidade desprezível.

O resultado são pessoas cansadas e impressionadas com o passar rápido do tempo.  Pessoas que sentem pouco prazer por causa da alienação. Este é o oposto do que estamos propondo: nada de alienação.

Uma hora pela manhã, com nossa técnica, será uma eternidade. Uma eternidade que você aprenderá a saborear cada momento e poderá se treinar para viver assim em boa parte do seu dia.

Observe a situação: uma pessoa ficou presa no trânsito lento. Ela se frustrou em sua meta de chegar ao seu destino em 20 minutos. Ao invés disto, chegará em uma hora, com muito stress, irritação e insatisfação.

O que aconteceria se ela chegasse ao seu destino em 20 minutos? Nada. Absolutamente nada. Ela tem grande capacidade de sentir o desprazer. Mas, tem pouquíssima capacidade de sentir prazer. Quando tudo acontece como ela deseja, o que aparece em sua mente é a necessidade/obrigação seguinte.

Esta é a vida da maior parte das pessoas. Um masoquismo disfarçado.

Sua vida é composta de milhares de situações rotineiras nas quais sua capacidade de sentir satisfação é mínima. O mais comum é a mente focar na obrigação/problema e/ou se alienar. Todavia, se não der totalmente certo, com certeza virá o desprazer, a desilusão, o stress, a tensão e a ansiedade/angústia.

Frente às situações rotineiras, sua mente oscila do negativo ao zero. De vez em quando, aparece um pouco de satisfação que o leva ao positivo.

Você está vivendo com a mente reativa e está “dessintonizado” de você mesmo.

A manhã sagrada te despertará para sintonizar com a satisfação.

Barriga vazia, bexiga vazia e cabeça vazia.

 

  • O que você quer fazer nesta uma hora?

 

Para passar o tempo você poderá fazer muitas coisas sadias, desde que não se desfoque do seu objetivo.

Depois de 10 minutos, faça meditação, faça yoga, reze o rosário, faça mentalização ou qualquer outra atividade que não encha sua mente com um turbilhão de pensamentos sequenciais.

Uma das opções que mais gosto, depois de alisar (massagear) o corpo é cantar trechos do Novo Testamento. Existe uma técnica de leitura chamada Lectio Divine. Escolho uma parte do Novo Testamento ou do Tao Te Ching e repito-a dezenas de vezes.

Cada um deve encontrar algo que lhe ajude a usar o tempo ficando de mente vazia.

A disciplina é fundamental, porque algumas vezes você terá muita vontade de mandar tudo para o inferno e voltar à sua vida masoquista cotidiana.

Lembre: você está aprendendo. Quem aprende ainda não sabe usufruir.

Você poderá se sentir um idiota. Terá que relembrar o porque começou a organizar sua manhã sagrada.

Mas, quando sua capacidade de sentir satisfação for aumentando, quando a sabedoria começar a tornar mais agradável seu cotidiano, tenha a CAPACIDADE de dar os créditos desta mudança para sua manhã sagrada.

 

 

Consequências e vantagens da mente clara

 

Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

 

Estimulando a Felicidade

 

 

  • Você não vai refletir sobre a vida. Você vai sentir a vida.

 

Nem tente usar este momento para refletir. Nada de pensamentos (nem positivos, nem negativos).

Use este momento para sentir a vida. É sua sensibilidade que deve ser desenvolvida.

Você é muita cabeça e pouco corpo.

Seus pensamentos te distanciam da realidade, inclusive do seu corpo e das suas sensações.

SENSIBILIDADE!

Esta uma hora é um espaço. Não valorize-o com o que vai preenche-lo. Ao invés, fixe em sentir, perceber o aqui-agora.

Não pense que você está perdendo tempo. É sua mente masoquista, mente reativa, que fica te exigindo o que não é necessário.

Você sairá do seu nível de agitação e se sentirá desconfortável por causa disto. Sua zona conforto é muito negativa e desprazerosa. Sua zona de conforto é o que você conhece e que te traz segurança. O novo, o que exige descobertas, é o vazio da paz e da serenidade.

Sua mente reativa irá reagir e tentará te fazer perder a disciplina.

A mente reativa sempre quer voltar ao que já conhece. Estar em sintonia com você mesmo, vazio da agitação mental, é uma grande novidade. Terá que haver tempo para se acostumar com o que é bom.

É uma nova forma de existência. Novas formas de perceber e entender o mundo. Vivências começarão a brotar de sua mente, tudo acontecerá de dentro para fora – você não está acostumado com isto. É preciso valorizar estas novas ideias, reações e percepções.

Ao praticar a manhã sagrada você começou a ativar uma forma de ser que está impregnada (porém, desligada) em sua mente e em seu corpo. Esta forma de ser, mente clara, inicia sua ação independentemente da sua vontade.

A mente clara funciona focando a sua sensibilidade, pois é de lá que retira as condições para cultivar a gratidão, a calma mental e muitos outros sentimentos que propiciam a satisfação constante no dia-a-dia.

 

Mentalização: pratique o que gera a paz na mente, energia para o corpo e sabedoria espiritual. Caminho Nobre

 

 

  • A não ação

 

Talvez a parte mais importante da manhã sagrada seja o conceito de Wu Wei – a não ação.

A não ação é o complemento necessário para dar equilíbrio à ação. É a mesma integração entre Yin e Yang. Os momentos de expansão e de retração.

A não ação é o momento de deixar vir até você. É o momento da recepção, da espera, do usufruto, do oportunismo – do fluir de dentro para fora.

Funciona assim: para planejar algo, você deve se deslocar do presente e pensar no futuro. É o planejamento, por exemplo, de desmatar uma parte da fazenda para plantar soja no futuro.

A não ação é o puro momento presente. O que já existe, o que pode ser aproveitado agora. É a observação atenta da realidade. Se na mata da fazenda tem uma árvore produzindo frutos será lá que encontrará sua comida.

Na manhã sagrada, a não ação permite que a mente fique “livre” dos pensamentos. A experiência do vazio permite com que algo venha a ocupar o “espaço”.

Cabe a cada pessoa observar o que vem até si nestes momentos. Pode não vir nada (principalmente no começo) ou podem vir situações, insights, intuições, percepções, informações, etc.

Lembre-se: você não precisa ficar correndo atrás de tudo. Deixe chegar até você, preste atenção e esteja pronto para aceitar e aproveitar. A vida é um fluir.

É por esta característica de espera que a manhã sagrada não pode ser praticada como um “fast-food”. Nada de ser rapidinho. O tempo de uma hora (ou pelo menos 45 minutos –  em casos excepcionais, 30 minutos) é necessário para que a paz mental e a calma no corpo atinjam níveis bem profundos. Será nestas condições que a “não ação” dará os melhores frutos.

Algumas vezes você pensará que está perdendo uma hora na vida. Todavia, a intensidade de suas experiências te permitirão gerar sabedorias, eficiências e produtividade.

“Perde-se” uma hora, mas ganha-se muito tempo de aprendizado e realização.

Confie: sua produtividade durante o dia irá se multiplicar, compensando o tempo que você “perderá” com sua manhã sagrada.

Quem tem sabedoria vive mais fácil e mais satisfeito, produz mais e não perde tempo com imaturidades.

Uma hora para quem tem disciplina para cuidar de si e viver mais satisfeito.

 

Autor: Regis Mesquita
 

 

https://www.facebook.com/ocaminhonobre/

 

 

Dica de estudo: os textos do blog Caminho Nobre devem ser lidos pelo menos 3 vezes. Mais vale ler várias vezes um texto, do que ler rapidamente vários textos. O aprendizado e o entendimento acontecem à medida que você estuda e memoriza os ensinamentos. Depois, pratique-os com perseverança.

 

 

satisfacao corpo

 

 

Leia também:

 

Um bom exemplo da diferença entre a mente reativa e a mente clara

 

O esforço mínimo está em fazer bem feito

 

Viva simples, mas viva Intensamente

 

Serei um aproveitador de tudo que há em mim

 

Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

 

Pessoas que sofrem por causa da mente reativa

 

Mentalização: ótima opção para descansar a mente e sair do negativismo

 

 

Um belo livro que vai te ajudar a ter mais qualidade de vida

 

 

Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia
Este ebook foi escrito para orientar o leitor do Blog Caminho Nobre na sua mudança interior.

 

 

 

 

adicione-favoritos

 

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Fernanda Mossanik d. s. Persegona
    nov 05, 2014 @ 12:43:09

    Gostaria de deixar meus agradecimentos pela doação do livro NASCER VÁRIA VEZES, que o Sr. Régis Mesquita fez que será encaminhado para o Centro de Estudos Espírita de Pontal do Paraná.

    Responder

  2. Alex
    dez 13, 2014 @ 23:49:17

    Regis sou grato por ter você como amigo. Texto excelente

    Alex

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: