O Ego precisa de certezas

 

Se você aprender a lição as dores doerão menos

 

 
Conta a estória que um marido foi traído pela mulher. Ficou alucinado porque ela não contava quem foi o homem com quem ela o traiu. Depois de meses procurando e ameaçando sua ex-mulher, ele ficou sabendo da verdade: o homem era um colega de trabalho dela. Depois do susto inicial e ele conseguiu um pouco de paz para seguir sua vida.

 

O ego é assim: ele precisa saber, precisa ter certezas.

 

Uma mulher perdeu seu namorado. Ficou inconsolável. Uma amiga lhe disse: “todos nós temos uma pessoa pronta para nos amar. Logo ela vai aparecer.” Ouvindo estas palavras bonitas e supostamente positivas ela até se animou um pouco. Mas, então, uma tia solteirona abriu a porta e disse: “bom dia”. A ilusão acabou!

 

O ego é assim, precisa de certezas. Mesmo que esta certeza seja fruto de ilusões e de jogo de palavras. O ego não se importa muito com a realidade. Prefere os muitos pensamentos que cria em sua mente.

 

O ego precisa saber, mas não precisa ser a verdade ou a realidade. Precisa ser algo que dê sentido ao monte de ideias e crenças que ele cultiva dentro de sua mente.

 

As pessoas são complicadas porque substituem a simplicidade da realidade pelo amontoado de crenças e pensamentos que cultivam em sua mente.

 

Uma das principais tarefas de quem quer evoluir espiritualmente é diminuir a quantidade de pensamentos e se focar na simplicidade da realidade.

 

A realidade traz muitas dúvidas e incertezas. Mesmo em dúvida, o ser humano tem que seguir caminhando. Seguir em frente! A pessoa imatura não aceita estas incertezas.

 

Aprenda a tolerar um pouco de sofrimento para fortalecer sua mente. Mente forte é mais preparada para evoluir e conquistar objetivos.

 

Ninguém controla tudo o que acontece na própria vida

 

Aceitação: tempo para aprender com as situações da vida

 

 

Busque a sabedoria, não a certeza. Um sujeito planta e espera a chuva que fará sua plantação crescer. Vive a incerteza se ela virá ou não. A imaturidade cria a crença: “se você fizer uma oferta para os deuses eles mandam a chuva”, por exemplo. A imaturidade não tolera a incerteza. A sabedoria é viver a incerteza e se preparar para usar bem a água, pensar em ter outras fontes de alimentos se vier a seca, etc. Deve-se conviver com a “dor da incerteza”; e também buscar soluções e aprendizados que tornam a vida melhor.

 

Deve-se sair da ilusão, aceitar a “dor do não saber” e focar no aprendizado para construir uma vida melhor.

 

O ego não aceita a dor. O ego não aceita a dor da incerteza. Ele sempre busca uma forma de se afastar da dor. Isto é um erro! O importante é suportar, se envolver e transformar a dor em força, sabedoria, qualidades e habilidades.

 

O homem que foi traído precisa aceitar e viver a dor da perda (dor do orgulho, da descrença nas pessoas, da mágoa, etc). Se ele acrescentar o que for nobre (perdão, autoperdão, desapego, etc) poderá sair desta situação mais forte e mais bem preparado para construir um futuro melhor e com mais sabedoria.  Ele precisa suportar, se envolver e transformar a dor emocional agregando o que houver de nobre dentro de si.

 

A partir de hoje tudo de bom que há em mim será altamente aproveitado

 

 

Reflita:

 

Manoel caminhava pela estrada carregando uma mochila. No início, esta mochila pesava muito e lhe dava dores nas costas. Ele aceitou as dores e seguiu em frente dolorido. Ele se fortaleceu e a dor passou. Algumas semanas depois agradeceu: bendita dor que me tornou mais forte e mais capaz.

 

Ricardo caminhava na estrada com uma mochila. Ele estava com as costas doloridas. Ele parou, sentou e pensou: “Deus há de me ajudar se eu seguir em frente sem a mochila. Deus nunca abandona seus filhos”. Jogou fora a mochila e continuou com as costas fracas e despreparadas. Veio a chuva e ele não tinha capa de chuva. Veio o frio e ele não tinha cobertor.

 

Deus cuidou de ajudar o Ricardo: ele se encontrou com Manoel, que estava com sua mochila e seu cobertor. Ricardo pensou: “se eu tivesse a força do Manoel também carregaria uma mochila”. Ricardo maldisse sua sorte e sua vida. Manoel sorriu satisfeito e agradeceu: “Deus, obrigado por ter me dado a dor que se transformou em força”.

 

Manoel também agradeceu: “sou grato por não ter usado de desculpas e ilusões. Carreguei a mochila, não fugi do meu desafio; sofri o bom sofrimento. Obrigado!”

 

Sua vida possui muitas incertezas. As incertezas são dores que te fortalecerão se você suportar, se envolver e transformar a dor agregando o que houver de melhor dentro de si.

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/mesquitaregis

 

 

GOSTOU do Blog Caminho Nobre? Então ajude a divulgá-lo.  Convide seus amigos para visitar e ler os textos do Blog.  Agradeço de coração a divulgação.

 

 

Leia livro espiritualista A Espiritualidade no Dia a Dia

 

Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia

Este livro foi escrito para orientar o leitor do Blog Caminho Nobre na sua mudança interior.

https://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C

 

 

 

Para Pensar:

 

O foco da mente neutra é aceitar as dúvidas e o não saber do futuro, e ter força para tolerar esta situação. Se fortalecendo, ela pode seguir adiante mesmo em meio às situações ruins ou com muita tensão e stress.

Regis Mesquita

 

Leia mais em:

Mente neutra (mente clara) é bem mais importante que a mente positiva

 

 

https://www.facebook.com/ocaminhonobre/

 

 

 

Para Pensar 2:

 

Cuidado com os vendedores de ilusões.

 

Para cada um que eles ajudam, atrapalham a vida de dezenas.

 

É a verdade que te auxilia a ir muito mais longe em seus objetivos.

 

Se você estiver preparado para somente para ouvir palavras bonitas, estará à um passo do fracasso.

 

A realidade tem luz e sombras; você possui luz e sombras – é por isto que está aqui, encarnado.

 

Quem gosta de ilusões escolhe péssimos professores.

 

E a função do professor é encurtar seu caminho, orientando-o em passos nos quais sua inexperiência te faria demorar.

 

Tudo é possível de aprender na vida, desde que você entre na realidade e use-a para te fortalecer.

 

Esteja preparado para escutar o que não quer; se você realmente quiser evitar muitos tropeços na vida.

 

Regis Mesquita

 

Dica de leitura:

Simplicidade e humildade geram o bom senso

 

 

 

Leia também:

 

Os delírios de quem vive de simular a realidade e não fazer nada. O perigo do autoengano na vida das pessoas.

 

A verdade é a melhor forma de ser delicado

 

Aceitar viver a vida intensamente

 

Mentalização: ótima opção para descansar a mente e sair do negativismo

 

O egoísmo é necessário para sua evolução espiritual

 

O lugar das perdas em uma vida boa

 

 

Os textos do blog Caminho Nobre (escritos pelo autor Regis Mesquita) não podem ser adaptados ou alterados em qualquer forma. Você pode copiar, imprimir e distribuir gratuitamente os textos sem alterações, desde que sejam preservadas as fontes (nome do autor e link com o endereço do blog colocados no início e no fim do texto).

 

Não é permitido vender ou obter qualquer outro benefício financeiro usando os textos do Blog Caminho Nobre. O uso maciço dos textos do blog (mais de 1 texto) necessita da autorização escrita do autor.

 

esculpas tornam sua vida pior no futuro e no presente

 

 

DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Cynthia Borges Gaudard
    fev 06, 2011 @ 19:55:24

    Tudo que agrega conhecimento positivo, trazendo a realidade dolorosa ou uma perspectiva de construção de algo melhor internamente, me chama atenção. Essa busca é muitas vezes dura, mas esta suavemente sendo colocada aqui. Parabéns. Estarei sempre por aqui.

    Responder

  2. Angela Castro
    jun 26, 2012 @ 18:35:34

    muito bom os artigo,dá nos mais coragem de seguir em frente. Deu-me resposta para certas questões que me faço. bom mesmo.

    Responder

  3. Trackback: Aceitar viver a vida intensamente « Caminho Nobre
  4. Trackback: Estimulando a Felicidade | Caminho Nobre
  5. Trackback: Simplicidade e humildade geram o bom senso | Caminho Nobre
  6. rafael ribeiro pereira
    ago 16, 2013 @ 14:04:20

    Parabéns pelo efetivo trabalho!

    Responder

  7. Trackback: Vergonha – como superar este sentimento quase inútil no adulto? (o fator mínimo) | Caminho Nobre
  8. Trackback: O lugar das perdas em uma vida boa | Caminho Nobre
  9. Trackback: Ofertar sempre, para continuar vivendo bem | Caminho Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: